Fãs de futebol europeu, preparem-se. A UEFA, entidade que rege o futebol no “Velho Mundo” modificou por completo o formato das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, Canadá e México, e para a Liga das Nações (Nations League). Em anúncio realizado nessa quarta-feira (25), em Nyon, na Suíça, o Comitê Executivo do órgão confirmou a alteração na estrutura dos torneios, buscando maior atratividade para eles.
Em relação às Eliminatórias, que deverão ter início após a Eurocopa 2024, já que a própria Euro tem a sua qualificação, ficou decidido que o torneio, que até outrora tinha dez grupos de cinco ou seis participantes, agora terá 12 chaves com quatro ou cinco equipes. Quem vencer cada agrupamento avançará diretamente para o Mundial, enquanto os segundos colocados seguirão rumo à repescagem.
“O novo formato das qualificatórias para a Eurocopa ou para a Copa do Mundo será mais consolidado, revitalizando a competição fazendo dela menos previsível e mais dinâmica. Com as tradicionais partidas fora e dentro de casa e o princípio de todos jogam contra todos mantidos, este formato simples vai oferecer grupos mais competitivos em todos os níveis”, explicou a entidade que rege o futebol europeu.
No caso da Liga das Nações, que até o momento tinha semifinais entre os líderes de cada um dos grupos da primeira fase, a grande mudança ficará na disputa de uma quartas de final. Ou seja, a partir de agora, teremos mais uma fase eliminatória, que contará com os líderes e vice-líderes das chaves da Liga A. Os jogos serão disputados em formato ida e volta.
Além disso, o terceiro colocado de cada grupo da Liga A e o vice-campeão da Liga B, assim como o terceiro da Liga B e o vice da Liga C, irão disputar os playoffs para definir rebaixamento ou acesso, o que dará ainda mais emoção ao torneio. Tal qual o caminho do título, essas repescagem também serão decididas em ida e volta.
As mudanças serão colocadas em prática depois da Eurocopa de 2024, a partir de setembro do ano que vem.
“Foi decidido modificar ligeiramente os formatos da Liga das Nações da UEFA e das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo 2026, a fim de oferecer competições mais atraentes e emocionantes dentro das datas existentes, bem como para fortalecer os recursos das associações nacionais e garantir uma recuperação estável do impacto da pandemia”, justifica a UEFA durante o comunicado oficial.
Mudança também na Supercopa
Além das alterações nos campeonatos, a sede da Supercopa da Uefa de 2023 também mudou. A partida entre o campeão da Champions League e da Liga Europa será disputada em Atenas, em agosto.