A seleção brasileira de futebol feminino conheceu, nesta quarta-feira (20), qual será seu grupo nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. O Brasil ficou no Grupo C, ao lado de Espanha, Japão e Nigéria ou África do Sul – as duas seleções decidem quem vai ficar com a vaga no início de abril. Vale destacar que a seleção espanhola é a atual campeã mundial.
Regulamento do Futebol nas Olimpíadas
É importante destacar que 12 seleções disputarão o torneio de futebol feminino nos Jogos Olímpicos. As seleções foram divididas em três grupos. Avançam para as quartas de final as duas melhores colocadas de cada chave e as duas melhores terceiras colocadas com melhor campanha. Confira, abaixo, como ficaram os 3 grupos após o sorteio:
- GRUPO A: França, Canadá, Colômbia e Nova Zelândia.
- GRUPO B: Estados Unidos, Alemanha, Austrália e Zâmbia ou Marrocos.
- GRUPO C: Brasil, Espanha, Japão e Nigéria ou África do Sul.
Quando o Brasil estreia nas Olimpíadas?
A seleção brasileira vai estrear nos Jogos Olímpicos de Paris no dia 25 de julho, em Bordeaux, contra Nigéria ou África do Sul. O segundo compromisso do Brasil será no dia 28 de julho, contra o Japão, no Parc des Princes, em Paris. Já a partida contra a Espanha será no dia 31, novamente em Bordeaux.
Histórico do Brasil nas Olimpíadas
A seleção brasileira feminina conquistou, até hoje, duas medalhas de prata em Jogos Olímpicos. Elas foram conquistadas em Atenas 2004 e Pequim 2008. Já na última edição dos Jogos Olímpicos, realizada em Tóquio em 2021, a seleção brasileira foi eliminada pelo Canadá, nas quartas de final.
Novo comandante da Seleção Brasileira
Vale lembrar que o Brasil chega para os Jogos Olímpicos de Paris sob novo comando. Arthur Elias, ex-técnico do Corinthians, foi contratado para a vaga da sueca Pia Sundhage, demitida após a fraca campanha da seleção brasileira na Copa do Mundo Feminina de 2023. O primeiro grande teste do novo treinador foi na Copa Ouro deste ano, quando o Brasil foi vice-campeão, perdendo a final para os Estados Unidos.
Seleção masculina fora das Olimpíadas
E a seleção feminina será a única representante do Brasil no futebol. Isso porque a seleção masculina não conseguiu a classificação para o torneio. Durante o pré-olímpico disputado na Venezuela no começo do ano, a seleção comandada pelo técnico Ramon Menezes não conseguiu uma das duas vagas disponíveis para a América do Sul. Desta forma, o Brasil, atual bicampeão olímpico, ficará de fora das Olimpíadas de Paris 2024.