A derrota para a Argentina na última rodada do quadrangular final do Pré-Olímpico por 1 a 0 colocou fim ao sonho da seleção brasileira em conquistar o tricampeonato das Olimpíadas. Atual bicampeão olímpico no futebol masculino, o Brasil ficou de fora da próxima edição dos Jogos Olímpicos que serão realizados em Paris – capital da França – entre julho e agosto deste ano. Será esse um mal sinal para a Copa América 2024?
Campanha decepcionante
A seleção brasileira iniciou o Pré-Olímpico com muita expectativa e sendo apontada como favorita para ficar com uma das duas vagas para as Olimpíadas de 2024. Embora tenha terminado a primeira fase na liderança do Grupo A, o futebol apresentado em campo não empolgou o torcedor brasileiro.
No quadrangular final da competição sul-americana, o desempenho continuou abaixo do esperado e culminou com a derrota no jogo decisivo para a Argentina e a eliminação no torneio Pré-Olímpico – Argentina e Paraguai se classificaram para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Comando questionado
Com a perda da vaga nas Olímpiadas, a “culpa” pela eliminação recaiu em cima do técnico Ramon Menezes. O treinador foi apontado por grande parte da imprensa como responsável pelo fraco desempenho do Brasil no torneio. O técnico falou sobre o sentimento com a eliminação no torneio após a derrota para os argentinos.
– A gente sai da competição muito triste, porque não conseguimos o nosso objetivo. Sempre soubemos da nossa responsabilidade. Uma competição muito dura, que mostrou o que já tínhamos passado em outros torneios, só que antes houve final feliz. Não conseguimos sair com um final feliz – declarou Ramon após a eliminação.
Má fase da seleção
O frustrante desempenho da seleção olímpica é mais um capítulo preocupante na história recente da seleção brasileira. Desde a eliminação do Brasil na fase de mata-mata na Copa do Mundo de 2022, a seleção vem colecionando resultados ruins.
Para se ter uma ideia, o Brasil perdeu amistosos para Marrocos e Senegal – sob o comando interino de Ramon Menezes -, e faz uma campanha decepcionante nas Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2026 – o Brasil é apenas o sexto e não vence há quatro jogos.
Para 2024, a CBF anunciou a chegada do treinador Dorival Júnior. O ex-comandante do São Paulo chega com a responsabilidade de melhorar o desempenho do Brasil nas Eliminatórias para a Copa de 2026 e fazer a seleção ser a grande protagonista na Copa América de 2024.
Vale lembrar que o Brasil fará quatro amistosos antes da Copa América. Os primeiros dois amistosos serão em março: contra a Inglaterra, em Londres, e contra a Espanha, em Madri. Já em junho, a seleção brasileira enfrentará o México e os Estados Unidos.