O técnico da seleção brasileira Sub-20, Ramon Menezes, convocou os 21 jogadores que vão representar o país no Mundial Sub-20, competição que será realizada a partir do dia 20 de maio na Argentina. Dos 21 convocados, os destaques ficam por conta das convocações do meia Andrey Santos, do Vasco, e Marcos Leonardo, do Santos.
Por outro lado, algumas ausências chamaram atenção na lista de convocados para a Copa do Mundo Sub-20. As principais foram as ausências dos atacantes Vitor Roque, do Athletico-PR, e Endrick, do Palmeiras, ambos não liberados pelos seus respectivos clubes. Confira, abaixo, a lista completa com os 21 convocados por Ramon Menezes:
Lista de convocados para a seleção sub-20 em 2023
- Goleiros: Mycael (Atlético-PR), Kaique (Palmeiras) e Kauã Santos (Flamengo).
- Laterais: Arthur (América-MG), André Dominique (Bahia) e Kaiki Bruno (Cruzeiro).
- Zagueiros: Kayky (Almería), Michel (Palmeiras) e Robert Renan (Zenit).
- Meio-campistas: Marlon Gomes (Vasco), Andrey (Vasco), Guilherme Biro (Corinthians) e Ronald (Grêmio).
- Atacantes: Marcos Leonardo (Santos), Giovani (Palmeiras), Matheus Martins (Watford), Matheus Nascimento (Botafogo), Savio (PSV Eindhoven), Kevin (Palmeiras), Giovane (Corinthians) e Marquinhos (Arsenal).
Vale ressaltar que o Mundial Sub-20 será realizado na Argentina entre os dias 20 de maio e 11 de junho. A seleção brasileira está no Grupo D da Copa do Mundo, ao lado de Itália, Nigéria e República Dominicana. O Brasil estreia na competição no dia 21 de maio, contra a seleção italiana, em Mendoza, às 18h (horário de Brasília).
Jogadores experientes na seleção
Apesar de não poder contar com jogadores importantes como Vitor Roque e Endrick, a seleção brasileira vai contar com jogadores experientes e acostumados a jogos profissionais. Dos 21 convocados, mais da metade já atuou como titular em seus respectivos clubes.
Além disso, quatro jogadores já foram convocados para defender a seleção brasileira principal. Em março, Mycael, Arthur, Robert Renan e Andrey Santos defenderam o Brasil no amistoso contra Marrocos.
Vale ressaltar que o próprio técnico da equipe, Ramon Menezes, foi quem comandou a seleção brasileira principal interinamente no amistoso de março, já que a CBF ainda não definiu quem será o novo técnico do Brasil para o novo ciclo, que inclui a disputa da Copa América 2024 e as Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2026.