futeboleiro.com

Marcelo Bielsa deve ser anunciado como novo técnico do Uruguai

3 min. de leitura
Todas as notícias de futebol

Após o fiasco na Copa do Mundo de 2022, em que não conseguiu passar da fase de grupos, a seleção uruguaia está prestes a ter um novo técnico. Isso porque a expectativa é que nos próximos dias o argentino Marcelo Bielsa seja anunciado como novo treinador do Uruguai. 

De acordo com a imprensa uruguaia, as tratativas para assumir o comando da seleção sul-americana estão na reta final e o treinador deve ser anunciado em breve. Os advogados de El Loco Bielsa estão revisando os últimos detalhes do contrato e as reuniões com a diretoria da Celeste já foram encerradas.

Ainda segundo os veículos de comunicação uruguaios, Bielsa e a esposa estão morando em uma clínica de vida saudável em Porto Alegre, com o objetivo de melhorar a forma física, se alimentar de forma correta e incluir atividades de lazer na rotina. Vale ressaltar que o técnico está desempregado desde fevereiro de 2022, quando foi demitido do Leeds United-ING. 

Principal objetivo: Copa América 2024

Caso seja confirmada a chegada do treinador argentino, o principal objetivo a curto prazo seria conquistar a Copa América de 2024, que será realizada no Equador. Vale lembrar que o selecionado uruguaio é o maior campeão da Copa América, com 15 conquistas, uma a mais que a Argentina e seis na frente do Brasil. 

Porém, a Celeste não vence a competição continental desde 2011, quando bateu a seleção paraguaia na final por 3 a 0. Naquele ano, a Copa América foi realizada na Argentina, com a final sendo disputada em Buenos Aires no dia 24 de julho. 

Já a longo prazo, o grande objetivo é, sem dúvida, conseguir a classificação para a Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, México e Canadá. Vale lembrar que para a Copa do Mundo de 2030, o Uruguai lançou uma candidatura conjunta com outros países sul-americanos para sediar o torneio.

Outros trabalhos de Bielsa 

Esta não será a primeira vez que Bielsa irá comandar uma seleção sul-americana. O treinador já dirigiu as seleções da Argentina (de 1998 a 2004) e do Chile (2007 a 2011). No comando da seleção argentina o técnico conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas de 2004 e foi vice-campeão da Copa América do mesmo ano. 

Já na seleção chilena, o treinador não conquistou nenhum título. Porém, foi o responsável por reestruturar a equipe e levar o Chile para a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul. Além de Argentina e Chile, Bielsa teve trabalhos marcantes em clubes como Leeds United-ING, Athletic Bilbao-ESP, Olympique de Marseille-FRA, Vélez Sársfield-ARG e Newell’s Old Boys-ARG.

Exit mobile version