Enfim, o Mundial de Clubes da Fifa tem uma sede definida. A entidade que rege o futebol mundial confirmou na última quinta-feira que a edição 2021 do torneio será disputada em em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Porém, ainda não há uma definição sobre uma data específica, apesar de tudo indicar que deve acontecer em meados de fevereiro de 2022.
A edição 2021 do Mundial de Clubes seria disputada em dezembro, no Japão. Porém, a “Terra do Céu Nascente” desistiu de organizá-lo ainda devido aos reflexos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
O Conselho da FIFA anunciou que os Emirados Árabes Unidos sediarão o Mundial de Clubes no início de 2022. Al Ahly, Al Jazira, Auckland City e Chelsea já estão garantidos. Monterrey x América, Al Hilal x Pohang e Palmeiras x Flamengo decidirão as 3 ultimas vagas para o Mundial. pic.twitter.com/Gwqb9f8rgR
— Rei da Resenha 🇧🇷 (@resenhadorei) October 21, 2021
Brasil e África do Sul chegaram a cogitar sediar a competição, com Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, oferecendo estrutura necessária para o torneio, mas a entidade máxima do futebol optou por voltar a um país com quem tem relações mais estreitas.
Em 2009, 2010, 2017 e 2018, os Emirados Árabes Unidos foram a sede, e os dois últimos ocorreram no Catar, país que sediará a Copa do Mundo 2022. Antes, a África recebeu a competição em 2013 e 2014, no Marrocos, e os demais ocorreram no Japão.
Quem são os representantes:
O Brasil terá um representante no torneio, uma vez que Flamengo e Palmeiras disputam a decisão da Copa Libertadores da América no próximo dia 27 de novembro, em Montevidéu, ficando com a vaga sul-americana no certame. Vale ressaltar que o Campeão nacional do país-sede já tem vaga garantida na Copa.
Eles se juntarão às seguintes equipes:
Liga dos Campeões da África
Campeão: Al Ahly.
Liga dos Campeões da Ásia
Final em 23 de novembro: Pohang Steelers (Coreia do Sul) x Al Hilal (Arábia Saudita)
Liga dos Campeões da Concacaf
Final em 28 de outubro: Monterrey x América-MEX
Liga dos Campeões da Oceania
A OFC (Confederação da Oceania) cancelou o torneio pelo segundo ano seguido devido à pandemia de Covid-19. A entidade indicou o Auckland City, último campeão, como dono da vaga.
Pode lhe interessar também: