Nesta semana, estão sendo iniciados os campeonatos estaduais mais importantes do país. As competições regionais em São Paulo, no Rio de Janeiro, no Rio Grande do Sul, em Minas Gerais e no Paraná vão colocar à prova os melhores times do país na atualidade.
Até o início de abril, os estaduais serão a única possibilidade das grandes equipes conquistarem um título no primeiro semestre, já que o Brasileirão começa apenas depois da disputa dos estaduais e, tanto as Copas Sul-Americana, Libertadores e do Brasil, estarão em suas fases iniciais.
Técnico da seleção de olho
Na sua coletiva de apresentação como novo técnico da seleção brasileira, Dorival Júnior deixou bem claro que não vai priorizar apenas a convocação dos jogadores que atuam fora do Brasil, em sua maioria no futebol europeu. De acordo com o novo comandante do Brasil, os jogadores que atuam no futebol brasileiro serão observados e, se estiverem bem, serão convocados.
– Às vezes temos uma referência lá fora, que passa a ser muito melhor que o Campeonato Brasileiro, mas temos que repensar isso. Às vezes o nosso campeonato é muito mais difícil do que muitos lá fora. Se preparem, vou contar com muitos jogadores que estejam aqui dentro. Não tenho dúvidas, desde que tenham merecimento para uma convocação. Vou tentar fazer o máximo para que não erre, quer esteja na Inglaterra, Itália, Portugal e aqui dentro. Eles têm que saber que disputam um dos campeonatos mais difíceis e disputados do mundo -, declarou Dorival Júnior, deixando muito bem clara sua intenção de convocar jogadores que estão atuando nos estaduais.
Próximos desafios de Dorival
Com as Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2026 retornando apenas em setembro de 2024, as atenções estão voltadas para a disputa da Copa América. A competição será realizada entre junho e julho de 2024 e será o primeiro grande desafio do treinador no ano.
Porém, vale lembrar que antes da Copa América que será disputada nos Estados Unidos, o Brasil fará quatro amistosos. Os primeiros dois amistosos da seleção em 2024 serão em março: contra a Inglaterra, em Londres, e contra a Espanha, em Madri. Já em junho, a seleção brasileira enfrentará o México e os Estados Unidos, ambas as partidas em solo norte-americano.
A primeira convocação do novo treinador no comando da seleção brasileira será feita no dia 1 de março. Lembrando que os jogos contra a Inglaterra e a Espanha serão nos dias 23 e 26 de março, respectivamente. Vale ressaltar que ambos os jogos serão disputados na Europa.