Após proposta e discussão, por decisão da CONMEBOL, o “gol fora de casa” terá o mesmo placar que o gol marcado pela equipe anfitriã.
Uma decisão com antecedentes
Com a final da Copa Libertadores e as eliminatórias da CONMEBOL para a Copa do Mundo de 2022 aguardando seus resultados em março, surgiu uma mudança que poderia ser decisiva para o sucesso de muitas equipes. O corpo esportivo não deu mais detalhes sobre quando esta regra entrará em vigor, mas é um tópico que vem sendo mencionado há meses.
Em 2019, durante os sorteios da Copa Sul-Americana e da Copa Libertadores, foi determinado que o gol fora de casa continuaria a ser o desempate no caso de um empate no total. Diante desta decisão, o presidente da CONMEBOL Alejandro Domínguez e Rogério Caboclo, presidente da Confederação Brasileira de Futebol, disseram que eram contra esta regra.
Em abril de 2021, a UEFA fez esta mudança, basicamente, os gols marcados na prorrogação não serão contados em dobro caso o placar resulte em um empate. Se isto acontecer, a partida será decidida sobre as penalidades.
Opiniões
Ramón Jesurún, presidente da Federação Colombiana de Futebol, disse ao programa Planeta Fútbol em outubro, após uma reunião no Paraguai com a CONMEBOL:
“Esa es una propuesta que me gusta a mí y a una gran mayoría de presidentes que piensan que eso del gol visitante no es pertinente. El departamento técnico nos dará un concepto y seguramente la norma será retirada”.
O tempo provou o direito executivo, com a CONMEBOL agora imitando a UEFA nesta regra. Aguardamos mais detalhes sobre quando a regra será implementada e como ela terá impacto nos resultados dos próximos jogos, especialmente aqueles na preparação para a Copa do Mundo de 2022.
La CONMEBOL elimina el “gol de visitante”. En adelante todos los goles de los torneos de la CONMEBOL tendrán el mismo valor, ya no se considerará como un factor de desempate los tantos convertidos en calidad de visitante. Con ello, se apunta a una mayor justicia deportiva.
— CONMEBOL.com (@CONMEBOL) November 25, 2021
Mais informações: