Você certamente não conhece Josh Cavallo. Também pudera, ainda que acompanhe muito futebol, certamente não deve assistir a muitos jogos da primeira divisão da Austrália. Porém, saiba que o lateral-esquerdo, de 21 anos, do Adelaide United, entrou para a história do esporte ao publicar um vídeo emocionante. Nele, ele rompe o tabu e se declara homossexual. Vários astros do futebol europeu, inclusive, apoiaram sua atitude.
Adelaide United player Josh Cavallo has come out as gay, becoming the only current male professional footballer in the world to do so.
"All I want to do is play football and be treated equally." ❤️
More ⤵️ #bbcfootball
— BBC Sport (@BBCSport) October 27, 2021
“Foi uma jornada chegar a este ponto da minha vida, mas não poderia estar mais feliz com a minha decisão de sair do armário. Tenho lutado com a minha sexualidade há mais de seis anos e estou feliz por poder revelá-la”, afirmou Cavallo.
Durante o vídeo, ele conta como é ser um jogador de futebol gay e como escondeu seus sentimentos “para se encaixar no molde do jogador de futebol profissional”. Segundo ele, ao tomar essa atitude de “sair do armário”, ele queria quebrar o silêncio com que outros jogadores vivem sua sexualidade. “Eu vivi com a suposição de que esse era um assunto sobre o qual eu nunca poderia falar”, completou.
Isso também pode lhe interessar:
Apoio dos jogadores profissionais de futebol
Seu conterrâneo Craig Foster, um ex-jogador que se notabilizou por ser ativista dos direitos humanos, aplaudiu a atitude.
“Ninguém deveria ter que esconder quem é, a bola não se preocupa com cor, raça, religião, gênero ou sexualidade”, disse.
Pouco depois, Gerard Piqué, zagueiro do Barcelona, fez coro a Foster.:
“Não tenho o prazer de conhecê-lo pessoalmente, mas gostaria de agradecer o passo que você deu. O mundo do futebol está muito atrasado e você está nos ajudando a seguir em frente”, escreveu o craque espanhol.
Antoine Griezmann, do Atlético de Madrid, também foi na mesma linha:
“Orgulho de você”, escreveu o atacante.
Pau Gasol, lenda do basquete espanhol, também fez questão de deixar sua mensagem de apoio:
“Em 2021 isso não deveria ser novidade. Obrigado por este passo em frente para o esporte. Muito bem, Cavallo!”