O Brasil finalmente respirou nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026, que acontecerá no Canadá, Estados Unidos e México. Nesta sexta-feira (6 de setembro), a Canarinho sofreu, mas venceu o Equador, por 1 a 0, no Couto Pereira, em Curitiba, em jogo pela oitava rodada da competição. Desse modo, a Seleção pulou para o quarto lugar da classificação, sendo que os seis primeiros garantem vaga direta ao Mundial.
O único gol da partida foi marcado por Rodrygo, aos 29 minutos do primeiro tempo. Em uma bela jogada individual, o jogador do Real Madrid driblou a defesa equatoriana e chutou da intermediária. A boa atuação no primeiro tempo, no entanto, não se repetiu na etapa final da partida. Desse modo, a Seleção acabou dominada pelo Equador. Ainda assim, conseguiu segurar o placar e acabar com uma série de três derrotas consecutivas nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.
Dorival valoriza vitória em estreia nas Eliminatórias
Após a partida, o técnico da Seleção Brasileira, Dorival Jr., valorizou a vitória, nesta que foi sua estreia nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Isso porque, nas seis partidas anteriores, a Canarinho havia sido comandada de maneira interina por Ramon Menezes e Fernando Diniz.
“Não podemos nos esquecer do que vinha acontecendo. Às vezes, esquecemos de algumas coisas, mas para que a gente relembre: vínhamos de quatro resultados negativos nas Eliminatórias”, comentou o treinador.
“Enfrentamos uma equipe batida apenas uma vez na competição, justamente para a Argentina, fora de casa, por 1 a 0. Uma equipe que fez uma boa Copa América 2024, sendo eliminada, nas penalidades, para a equipe que seria campeã”, continuou.
Dorival lembrou ainda sobre o processo de “montagem” da nova equipe do Brasil e, desse modo, pediu paciência à torcida em relação a desempenho e resultados.
“As pessoas têm que ter a consciência da situação que estamos, da montagem da equipe, da situação que estamos. Do primeiro tempo que fizemos, buscamos o resultado. Fizemos alterações no segundo tempo para manter o que construímos. Não fizemos alterações para guardar o resultado, queríamos mais, mas a equipe adversária foi competente. Em momento algum passamos por dificuldades na partida e não fomos atacados. Eles tiveram posse de bola, mas não criaram. Acho que tudo é questão de tempo”, concluiu.
Brasil sobe na classificação das Eliminatórias
Com esta vitória sobre o Equador, o Brasil subiu para a quarta posição da tabela das Eliminatórias Sul-Americanas, com 10 pontos, 8 pontos a menos que a líder Argentina. O Uruguai é segundo, com 14 pontos, enquanto a Colômbia aparecer em terceiro, com 13 pontos. Os seis primeiros colocados garantem a classificação direta para a Copa do Mundo de 2026, enquanto o sétimo colocado disputará uma repescagem em mata-mata contra o adversário de outro continente, ainda indefinido.
Resultados da 7ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas
- 🇧🇷 Brasil 1 x 0 Equador 🇪🇨
- 🇧🇴 Bolívia 4 x 0 Venezuela 🇻🇪
- 🇦🇷 Argentina 3 x 0 Chile 🇨🇱
- 🇺🇾 Uruguai 0 x 0 Paraguai 🇵🇾
- 🇵🇪 Peru 1 x 1 Colômbia 🇨🇴
Quando será o próximo jogo da Seleção Brasileira?
A Seleção Brasileira volta a campo nesta terça-feira, pela oitava rodada das Eliminatórias à Copa do Mundo de 2026. Nesse sentido, o adversário será o Paraguai, no Estádio Defensores Del Chaco, em Assunção. A bola rolará a partir das 21h30 (horário de Brasília).