A Seleção Brasileira voltou a jogar e foi derrotada, pelo Paraguai, por 1 a 0, na noite desta quarta-feira (10 de setembro), no Estádio Defensores Del Chaco, em Assunção, pela oitava rodada das Eliminatórias Sul-Americanas à Copa do Mundo de 2026, que será realizada no Canadá, Estados Unidos e México. O tropeço na capital paraguaia deixou o Brasil na quinta posição da tabela.
O único gol da partida aconteceu ainda no início do primeiro tempo. Aos 18 minutos, Gabriel Magalhães afastou um cruzamento do zagueiro paraguaio Júnior Alonso, do Atlético-MG. Em seguida, a bola sobrou para Diego Gómez, que acertou um belo chute de trivela, que ainda tocou na trave antes de estufar as redes do goleiro Alisson.
O time do técnico Dorival Júnior, então, sofreu para conseguir superar o ferrolho defensivo em Assunção. Na etapa final da partida, o Brasil até melhorou em campo, mas ainda assim não teve forças para empatar o jogo. A torcida paraguaia provocou a Seleção Brasileira no segundo, com gritos de ‘olé’ enquanto os donos da casa trocavam passes em campo.
Brasil cai na classificação das Eliminatórias
Com a derrota no Defensores Del Chaco, o Brasil estacionou nos 10 pontos e caiu para a quinta posição na tabela. Já o Paraguai se manteve em sétimo, mas agora soma 9 pontos. A Argentina continua líder, com 18 pontos, apesar de ter perdido para a Colômbia, que pulou para o segundo lugar, com 16 pontos. Em terceiro aparece o Uruguai, que soma 15 pontos após o empate sem gols com a Venezuela.
Os seis primeiros colocados garantem a classificação direta para a Copa do Mundo de 2026, enquanto o sétimo colocado disputará uma repescagem em mata-mata contra o adversário de outro continente, ainda indefinido.
Resultados da 8ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas
- 🇵🇾 Paraguai 1 x 0 Brasil 🇧🇷
- 🇨🇴 Colômbia 2 x 1 Argentina 🇦🇷
- 🇨🇱 Chile 1 x 2 Bolívia 🇧🇴
- 🇻🇪 Venezuela 0 x 0 Uruguai 🇺🇾
- 🇪🇨 Equador 1 x 0 Peru 🇵🇪
Dorival lamenta time ‘perdido’ após gol paraguaio
Após o termino da partida, Dorival Júnior elogiou a atuação do Brasil nos primeiros 20 minutos de jogo e lamentou que a equipe tenha ficado “perdida” após o gol paraguaio. “Até o momento em que tomamos o gol, estávamos buscando nos posicionar em campo e conseguir, com troca de passes, colocar a equipe paraguaia atrás da linha de meio de campo. No entanto, a partir do momento em que sofremos o gol, nos perdemos. Tudo o que vinha sendo construído, até o final da primeira etapa, deixamos e abrimos mão. Foi o pior tempo desde que aqui estamos e contribuiu para o resultado”, analisou.
Quando Neymar volta a jogar pela Seleção Brasileira?
O treinador da Canarinho também falou sobre Neymar, que continua se recuperando de uma lesão sofrida em outubro de 2023. Nesse sentido, Dorival afirmou que, primeiro, o craque brasileiro precisa voltar a atuar pelo Al-Hilal, clube que defende.
“Primeiro, ele tem que retornar dento do seu clube. Até então, não há o que fazer. Estamos sempre em contato, tentando entender o momento do Neymar, torcendo pela recuperação, mas temos que aguardar. É um processo lento, moroso, com vários detalhes, mas prefiro que o clube passe todas as situações. Nós a temos, mas não acho digno e temos que ter esse cuidado”, concluiu.
Quando será o próximo jogo da Seleção Brasileira?
A Seleção Brasileira volta a campo na primeira quinzena de outubro, com jogos entre os dias 10 e 15, na próxima Data-FIFA. A Canarinho encara primeiro o Chile, em Santiago, e em seguida recebe o lanterna Peru, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.