Que a seleção da Noruega não tem muita expressão no cenário mundial todos nós já sabemos. Estamos falando de um selecionado que tem como maior feito ter chegado à fase de oitavas de final na Copa do Mundo de 1998 e que na Eurocopa, principal competição do futebol europeu, nunca chegou à segunda fase.
Porém, os dias de ostracismo da seleção norueguesa podem estar chegando ao fim. Isso porque dois dos principais jogadores da atualidade são noruegueses. Estamos falando do atacante Erling Haaland, do Manchester City-ING, e do meio-campista Martin Odegaard, do Arsenal-ING. Estamos nos referindo aos dois jogadores mais importantes de suas equipes na temporada, equipes estas que estão brigando ponto a ponto pelo título da Premier League.
Haaland, a máquina de fazer gol
Uma verdadeira máquina de fazer gol. Esse é Erling Haaland, atacante norueguês de apenas 22 anos que vem quebrando todos os recordes atuando com a camisa do Manchester City. Para você ter uma ideia, o centroavante de 1.95m já marcou 51 gols na atual temporada, sendo que disputou 46 jogos, ou seja, uma média superior a 1 gol por partida.
Haaland, inclusive, se tornou o jogador com mais gols marcados em uma mesma edição da Premier League. Ao todo, o norueguês marcou 35 gols em 33 jogos, superando lendas como Andy Cole e Alan Shearer. Vale lembrar que esta é a primeira temporada do centroavante no futebol inglês.
Odegaard, o maestro artilheiro
Capitão, maestro e artilheiro. Este é Martin Odegaard, meia norueguês de 24 anos que atua no Arsenal. Apesar de não ser um atacante de formação, o jogador já marcou 15 gols na temporada, além de ter dado oito assistências para gol.
O canhotinho norueguês é uma das lideranças do atual elenco do clube inglês e um dos jogadores mais valorizados do mundo na atualidade. Para se ter uma ideia, o valor de mercado do atleta camisa 10 da seleção da Noruega é de 80 milhões de euros.
A Noruega vai se classificar para a Eurocopa?
E, é claro, que a Noruega aposta muito em Haaland e Odegaard para se classificar para as próximas edições da Eurocopa 2024 e da Copa do Mundo de 2026. O problema é que nas Eliminatórias para a Eurocopa, por exemplo, a Noruega não pôde contar com o artilheiro Haaland nas duas primeiras rodadas, em que somou apenas um ponto.
A expectativa é que nas duas próximas rodadas, em junho, tanto Haaland quanto Odegaard possam estar juntos em campo pela Noruega. Vale lembrar que as duas próximas partidas da seleção norueguesa serão em casa, contra a Escócia no dia 17 de junho e contra o Chipre no dia 20 de junho. Caso vença os dois adversários, a Noruega irá chegar aos sete pontos e poderá entrar na zona de classificação para a Eurocopa 2024.