FIFA escolhe Brasil como sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

5 min. de leitura
Todas as notícias de futebol

O Brasil foi escolhido como sede da Copa do Mundo Feminina de 2027. A candidatura apresentada pela CBF superou, por 119 votos a 78, a apresentada em conjunto por Holanda, Alemanha e Bélgica. A FIFA anunciou a escolha nesta sexta-feira (17 de maio), em Congresso realizado em Bangkok, na Tailândia.

Está será a primeira vez que uma Copa do Mundo Feminina acontecerá na América do Sul. Nesse sentido, tanto FIFA como a CBF esperam uma grande presença de torcedores de demais países do continente durante a realização do evento, em 2027.

Segundo o regulamento da FIFA, o Brasil já está classificado para o torneio, na condição de anfitrião. Sendo assim, os demais nove países da CONMEBOL disputarão três vagas para a Copa do Mundo Feminina de 2027 por meio de Eliminatórias.

Quantas seleções participarão da Copa do Mundo Feminina de 2027?

A Copa do Mundo Feminina de 2027 no Brasil reunirá 32 seleções, de maneira idêntica ao Mundial de 2023, na Austrália e Nova Zelândia, que teve a Espanha como campeã.

“Parabéns ao Brasil. Agora, vamos agora a melhor Copa do Mundo da história no Brasil”, disse Gianni Infantino, presidente da FIFA, após anunciar a sede vitoriosa.

Assim como Infantino, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, discursou após a escolha do Brasil como sede do Mundial Feminino de 2027.

“Desde que o Brasil se candidatou, este foi um trabalho muito competente e que não foi do presidente. Nós confiamos plenamente nas mulheres que desenvolveram esse trabalho”, afirmou Ednaldo.

Quais serão as sedes da Copa do Mundo Feminina de 2027?

Na sua candidatura, o Brasil já apresentou à FIFA as 10 cidades-sedes do Mundial Feminino de 2027. Todas elas também organizaram jogos da Copa do Mundo Masculina de 2014. Nesse sentido, isso foi um trunfo da candidatura brasileira, pois serão necessárias menos obras de infraestrutura.

Além disso, os estádios já estão prontos para receber os jogos com o famoso “Padrão FIFA”, sendo necessários provavelmente apenas pequenos retoques.

Estádios e cidades-sedes da Copa do Mundo Feminina de 2027

  • Beira-Rio (Porto Alegre)
  • Arena Corinthians (São Paulo)
  • Maracanã (Rio de Janeiro)
  • Mineirão (Belo Horizonte)
  • Fonte Nova (Salvador)
  • Arena Pernambuco (Recife)
  • Arena Castelão (Fortaleza)
  • Arena Amazonas (Manaus)
  • Arena Pantanal (Cuiabá)
  • Mané Garrincha (Brasília)

Oportunidade de desenvolver o futebol feminino no continente

Consultora da candidatura brasileira, Valesca Araújo afirmou que o Mundial de 2027 é uma oportunidade de desenvolvimento para o futebol feminino não só no Brasil, mas em toda a América do Sul.

“A ideia sempre foi de transformar o futebol feminino na América do Sul. Hoje a condição da modalidade no continente é de desenvolvimento. Há muito espaço para patrocinadores, para quem quiser investir. Agora, com a Copa, esperamos que tenha uma velocidade muito maior”, afirmou.

Da mesma forma, o técnico da seleção brasileira feminina, Arthur Elias, disse que a Copa do Mundo de 2027 pode ter um impacto esportivo e social importante para o Brasil.

“Dediquei muitos anos da minha vida ao futebol das mulheres. Sei o que representa esta escolha. Não só para fazer justiça à luta delas por tanto tempo, como também por uma perspectiva melhor de mudança de forma mais rápida em algumas barreiras que precisam cair, alguns espaços que a mulher precisa ocupar no futebol. Uma Copa Feminina vai ajudar muito”, afirmou o treinador.

Seleção feminina nos Jogos de Paris 2024

No entanto, antes de pensar na Copa do Mundo de 2027, Arthur Elias foca na preparação da seleção brasileira feminina para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, que acontecem entre 26 de julho e 11 de agosto.

“Meu papel é pensar passo a passo, fazer uma grande Olimpíada para a seleção poder ter cada vez mais confiança, jogar cada vez melhor. O objetivo é aproveitar a oportunidade e lutar muito para que a seleção brasileira seja campeã no nosso país”, disse o treinador.

Quem o Brasil vai enfrentar nos Jogos Olímpicos?

A seleção brasileira de futebol feminino vai estrear na Olimpíada de Paris no dia 25 de julho, contra a Nigéria, em Bordeaux. Em seguida, na segunda rodada, dia 28 de julho, a equipe de Arthur Elias vai encarar o Japão, no Parc des Princes, em Paris. Por fim, o Brasil enfrentará a campeã mundial Espanha,no dia 31, novamente em Bordeaux.

Regulamento da Olimpíada

A disputa pela medalha de ouro no futebol feminino reunirá 12 seleções em Paris 2024. As equipes foram divididas em três grupos, com quatro integrantes.

Avançam para as quartas de final as duas melhores colocadas de cada chave e as duas melhores terceiras colocadas com melhor campanha. Veja, abaixo, como ficaram os 3 grupos após o sorteio:

  • GRUPO A: França, Canadá, Colômbia e Nova Zelândia.
  • GRUPO B: Estados Unidos, Alemanha, Austrália e Zâmbia.
  • GRUPO C: Brasil, Espanha, Japão e Nigéria.

Histórico do Brasil nas Olimpíadas

A seleção brasileira de futebol feminino conquistou, até hoje, duas medalhas de prata em Jogos Olímpicos: Atenas 2004 e Pequim 2008. Na mais recente edição dos Jogos Olímpicos, realizada em Tóquio, em 2021, a seleção brasileira foi eliminada pelo Canadá, nas quartas de final.