O técnico da seleção brasileira feminina, Arthur Elias, anunciou as convocadas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Ao contrário de outras competições internacionais, como a Copa do Mundo, a lista de convocadas tem apenas 18 nomes, por isso algumas atletas não foram chamadas. Desse modo, a maior estrela da delegação que busca o inédito ouro na França é a rainha Marta, que vai disputar sua sexta Olimpíada.
Apesar de poder levar apenas 18 jogadores a Paris, Arthur Elias anunciou eu sua lista outras quatro atletas que ficarão em stand by, além de outras seis que faram parte dos treinamentos da Canarinho.
Por outro lado, entre as ausências mais notadas, estão as da atacante Cristiane, de 39 anos, que vive boa fase no Flamengo, além de Bia Zaneratto, Debinha, Ary Borges e Geyse.
“A lista das atletas foi pensada com muito critério, analisando o caráter da competição. Nós precisamos ter uma equipe muito equilibrada, em todos os aspectos, e isso foi pensado. Além disso, levamos em consideração as viagens e os jogos muito próximos, e a montagem das atletas levou em conta os sistemas que a gente pode utilizar estrategicamente. Então, tudo isso faz parte da tomada de decisão, que é minha, mas é compartilhada com muitos profissionais qualificados”, afirmou o treinador.
Convocadas da seleção feminina para Paris 2024
Goleiras
- Lorena (Grêmio)
- Tainá (América Mineiro)
Defensoras
- Rafaelle (Orlando Pride, Estados Unidos)
- Tarciane (Houston Dash, Estados Unidos)
- Thais Ferreira (Tenerife, Espanha)
- Antônia (CBF)
- Tamires (Corinthians)
- Yasmim (Corinthians)
Meio-campistas
- Vitória Yaya (Corinthians)
- Duda Sampaio (Corinthians)
- Ana Vitória (Atlético de Madrid)
Atacantes
- Marta (Orlando Pride, Estados Unidos)
- Adriana (Orlando Pride, Estados Unidos)
- Gabi Nunes (Levante, Espanha)
- Kerolin (North Carolina Courage, Estados Unidos)
- Ludmila (CBF)
- Jheniffer (Corinthians)
- Gabi Portilho (Corinthians)
Lista de stand by
- Luciana (Ferroviária)
- Lauren (Kansas City Current, Estados Unidos)
- Angelina (Orlando Pride, Estados Unidos)
- Priscila (Internacional)
Convocadas aos treinamentos
- Natascha (Palmeiras)
- Mariza (Corinthians)
- Vitória Calhau (Cruzeiro)
- Laís Estevam (Palmeiras)
- Letícia Monteiro (Internacional)
- Amanda Gutierres (Palmeiras)
Seleção feminina nos Jogos de Paris 2024
A seleção brasileira de futebol feminino vai estrear na Olimpíada de Paris no dia 25 de julho, contra a Nigéria, em Bordeaux. Em seguida, na segunda rodada, dia 28 de julho, a equipe de Arthur Elias vai encarar o Japão, no Parc des Princes, em Paris. Por fim, o Brasil enfrentará a campeã mundial Espanha,no dia 31, novamente em Bordeaux.
Regulamento da Olimpíada
A disputa pela medalha de ouro no futebol feminino reunirá 12 seleções em Paris 2024. Desse modo, as equipes foram divididas em três grupos, com quatro integrantes.
Assim, avançam para as quartas de final as duas melhores colocadas de cada chave e as duas melhores terceiras colocadas com melhor campanha. Veja, abaixo, como ficaram os 3 grupos após o sorteio:
- GRUPO A: França, Canadá, Colômbia e Nova Zelândia.
- GRUPO B: Estados Unidos, Alemanha, Austrália e Zâmbia.
- GRUPO C: Brasil, Espanha, Japão e Nigéria.
Histórico do Brasil nas Olimpíadas
Apesar de ser uma das mais tradicionais seleções, o Brasil ainda busca o inédito ouro olímpico. No entanto, a Canarinho já conquistou duas medalhas de prata em Jogos Olímpicos no futebol feminino: Atenas 2004 e Pequim 2008. Porém, na mais recente edição dos Jogos Olímpicos, realizada em Tóquio, em 2021, a seleção brasileira foi eliminada pelo Canadá, nas quartas de final.