Brasil perde para os EUA e fica com a medalha de prata na Olimpíada de Paris 2024

3 min. de leitura
Todas as notícias de futebol

O Brasil conquistou a medalha de prata no futebol feminino nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Neste domingo, a seleção brasileira foi derrotada, por 1 a 0, para os Estados Unidos, na final olímpica, em jogo disputado no Parque dos Príncipes, na capital francesa. Desse modo, a Canarinho repetiu seu melhor desempenho em Olimpíadas, alcançando a terceira prata da sua história.

Depois de um primeiro em que o Brasil jogou melhor e chegou a ter um gol de Ludmila anulado por impedimento, as americanas voltaram melhor para a segunda e marcaram o único gol da partida. Aos 11 minutos, Mallory Swanson recebeu nas costas da defesa brasileira e tocou na saída da goleira Lorena. A Canarinho até tentou reagir, mas não encontrou forças em campo e acabou derrotada.

Brasil repete melhores campanhas olímpicas

Apesar de sentir o amargo sabor da derrota, a seleção brasileira conseguiu, em Paris, repetir seus dois melhores desempenhos no torneio de futebol feminino das Olimpíadas. Nesse sentido, esta foi a terceira de medalha de prata da Canarinho, repetindo as campanhas de Atenas 2004 e Pequim 2008.

Campanhas do Brasil nas Olimpíadas

  • Atlanta 1996: 4º lugar
  • Sidney 2000: 4º lugar
  • Atenas 2004: Medalha de prata
  • Pequim 2008: Medalha de prata
  • Londres 2012: Quartas de final
  • Rio 2016: 4º lugar
  • Tóquio 2021: Quartas de final
  • Paris 2024: Medalha de prata

Marta se despede das Olimpíadas com mais uma medalha

Maior jogadora da história do Brasil, a Rainha Marta se despediu das Olimpíadas com sua terceira medalha de prata. Isso porque a Camisa 10 da seleção também esteve presente nas campanhas dos Jogos de Atenas 2004 e Pequim 2008. Além disso, aos 38 anos, Marta termina sua trajetória olímpica com 13 gols marcados, sendo a segunda maior artilheira da competição em todos os tempos.

Em Paris 2024, Marta foi titular nos três jogos da fase de grupos, contra Nigéria, Japão e Espanha, mas acabou recebendo vermelho direto diante das espanholas e foi suspensa por dois jogos, ficando de fora das vitórias contra a França, nas quartas de final, e depois mais uma vez diante da Espanha, nas semifinais. Na decisão, a Rainha começou no banco e entrou em campo logo após o gol das americanas.

EUA conquistam o quinto ouro olímpico

Maior vencedora do futebol feminina, a seleção dos Estados Unidos conquistaram pela quinta vez o ouro olímpicos, sendo esta a terceira vez diante do Brasil. Desse modo, a equipe americana voltou ao lugar mais alto do pódio pela primeira em 12 anos. Além dos ouros sobre a seleção brasileira em Atenas 2004, Pequim 2008 e Paris 2024, os EUA venceram as Olimpíadas em Atlanta 1996, a primeira edição do futebol, e Londres 2012. O país possui ainda uma prata em Sydney 2000 e um bronze em Tóquio 2020.

Alemanha vence Espanha e completa o pódio olímpico

Na disputa pela medalha de bronze, a Alemanha bateu a Espanha, por 1 a 0, com um gol de Giulia Gwinn, de pênalti, completando, assim, o pódio dos Jogos de Paris 2024. A Roja ainda perdeu um pênalti no último lance da partida.

Espanha é ouro no futebol masculino em Paris 2024

No torneio de futebol masculino dos Jogos de Paris 2024, a Espanha ficou com a medalha de ouro, depois de vencer a França, por 4 a 3, na prorrogação. Já a medalha de bronze foi para o Marrocos, que goleou o Egito, por 4 a 0, na disputa pelo terceiro lugar.