A seleção brasileira sofreu uma dura derrota, de virada, para o Japão, por 2 a 1, neste domingo (28 de julho), pela segunda rodada do Grupo C dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Desse modo, a Canarinho complicou suas chances de classificação para as quartas de final do torneio.
O Brasil até saiu na frente do marcador, com um gol de Jheniffer, aos 10 minutos do segundo tempo, e segurou o resultado até os acréscimos da partida, mas acabou sucumbindo à pressão japonesa. Aos 46 minutos, Kumagai empatou a partida em um pênalti indicado pelo VAR por toque de mão Yasmim na área.
Em seguida, a Canarinho tentou partir para o ataque, mas sem organização em campo, deixando brechas para as atacantes japonesas. Em um erro na saída de bola de Rafaelle aos 50 minutos, Tanikawa viu a goleira Lorena adiantada e mandou por cobertura, decretando a virada.
Arthur Elias desabafa após derrota do Brasil para o Japão
Após o apito final, o técnico da seleção brasileira, Arthur Elias, desabafou sobre o comportamento das jogadoras no fim da partida e prometeu conversar com o elenco para acertar detalhes para a reta final do torneio olímpico de futebol feminino de Paris 2024.
“O comportamento no final do jogo foi muito ruim. Não pelo esforço, as meninas se esforçaram demais, nem pelo posicionamento, mas de tomada de decisão. A gente precisa, se quiser ser uma seleção vencedora, jogar o jogo durante os 100 minutos de forma consistente nas mudanças que o jogo traz”, disse o treinador brasileiro após o apito final.
Além disso, Arthur Elias prometeu aumentar a cobrança com as jogadoras, especialmente para que a seleção não se perca nos instantes finais das partidas, algo que, para o treinador, tem sido recorrente.
“É algo recorrente na seleção, é algo que eu não espero mais. Preciso corrigir, preciso falar a verdade às jogadoras, doa a quem doer. E elas precisam, obviamente, refletir. Mas eu reconheço muito o esforço de cada uma delas”, concluiu.
As contas do Brasil para se classificar para as quartas de final
No outro jogo do Grupo C, a Espanha venceu a Nigéria, por 1 a 0, garantindo, desse modo, a classificação antecipada para as quartas de final. As espanholas somam 6 pontos, seguidas de Japão e Brasil, com 3. Porém, as japonesas ficam com o segundo, por ter marcado um gol a mais que as brasileiras. A Nigéria é a lanterna do grupo, já que perdeu para Brasil e Espanha.
Para se classificar para as quartas de final sem depender de outros resultados, a Canarinho precisa de uma vitória simples sobre a Espanha. Mas é preciso reforçar que a Roja é a atual campeã do mundo e uma das favoritas à medalha de ouro em Paris 2024.
Um empate diante das espanholas também pode garantir a classificação brasileira como segunda colocada do grupo, mas desde que a Nigéria vença o Japão na terceira rodada. Além disso, a Canarinho provavelmente carimbará a vaga com um empate, mas como uma das duas melhores terceiras colocadas.
Nesse sentido, o Brasil pode se classificar em terceiro mesmo com derrota para a Espanha. No entanto, teria que torcer para que Austrália e Zâmbia, terceira e quarta colocadas do Grupo B, com 3 e 0 pontos, respectivamente, não vençam na última rodada. Além disso, a Nova Zelândia, que também segue sem pontuar, não pode ganhar da França, no Grupo A.
O Brasil encara a Espanha na próxima quarta-feira (31 de julho), ao meio-dia (horário de Brasília), em Bordeaux. No mesmo horário, o Japão mede forças com a Nigéria, em Nantes. Confira a tabela completa do futebol feminino na Olimpíada de Paris 2024.