Saiba por quantos jogos Mbappé pode desfalcar a França após fratura no nariz

6 min. de leitura
Todas as notícias de futebol

A seleção francesa estreou com uma vitória sobre a Áustria, por 1 a 0, pelo Grupo E da Eurocopa 2024. Mas nem tudo foi festa para Le Bleus. Maior astro da equipe, o atacante Kylian Mbappé fraturou o nariz no fim da partida.

A lesão de Mbappé aconteceu aos 39 minutos do segundo tempo. O atacante, recentemente contratado pelo Real Madrid, disputou uma bola aérea com o zagueiro Danso e acertou com força o ombro do adversário. Em seguida, o astro francês foi ao chão e recebeu atendimento médico, sangrando muito pelo nariz.

Mbappé tem fratura nasal confirmada

A fratura nasal de Mbappé foi confirmada logo após a partida. O atacante francês deixou o estádio em Düsseldorf e foi em uma ambulância direto para um hospital local. No momento em que foi levado do estádio até o centro hospitalar, o jogador usava uma máscara cirúrgica. O jornal francês L’Equipe registrou a saída de Mbappé para o hospital.

Em seguida, a Federação Francesa de Futebol confirmou que o atacante fraturou o nariz, mas descartou a necessidade de realização de uma cirurgia, pelo menos de imediato.

“Kylian Mbappé regressou à concentração da seleção francesa. Ele quebrou o nariz durante o segundo tempo do Áustria x França disputado nesta segunda-feira (17 de junho), em Düsseldorf. O capitão da França foi atendido primeiramente pela equipe médica e pelo Dr. Franck Le Gall, que lhe diagnosticou com uma fratura no nariz. Ele receberá tratamento nos próximos dias, mas não será operado num futuro imediato”, disse a Federação Francesa em comunicado.

“Será feita uma máscara para ele, para que o camisa 10 da seleção francesa se prepare para o retorno à competição após um período dedicado ao tratamento”, concluiu a entidade, no comunicado.

Quando Mbappé voltará a jogar na EURO 2024?

O futeboleiro.com conversou o cirurgião plástico Nilson Wehdorn, especialista em lesões nasais e que já realizou esse procedimento em jogadores de elite do futebol brasileiro. Segundo ele, Mbappé não deve precisar de um longo período de recuperação.

“Mbappé sofreu uma fratura nasal simples. Ele passou por um procedimento incruento, ou seja, sem a necessidade de corte, para reposicionar os ossos nasais. Nada impede que ele utilize uma máscara protetora facial, como já vimos em muitos atletas. Nesse caso, ele tem que esperar apenas alguns dias, cerca de cinco, para o edema (inchaço) voltar ao normal e ele conseguir respirar normalmente”, explica Wehrdon.

No entanto, o especialista alerta que talvez seja necessário um período maior de recuperação, caso Mbappé tenha sofrido também uma lesão no septo nasal.

“Em alguns casos, quando há lesão no septo, é preciso colocar um curativo dentro do nariz. Se for esse o caso, a recuperação dele pode ser um pouco mais demorada”, afirmou.

Contudo, mesmo que não tenha sofrido a lesão no septo nasal, o astro francês deve desfalcar sua equipe no duelo com a Holanda, na próxima sexta-feira (21 de junho), pela segunda rodada do Grupo E. Desse modo, é possível que ele esteja em campo contra a Polônia, na terça-feira (25 de junho), pela última rodada da fase de grupos da Eurocopa 2024.

O que é a fratura nasal sofrida por Mbappé?

A fratura nasal simples é comum em atletas e geralmente acontece no choque direto com um oponente. Nesse caso, uma das laterais do nariz se desloca no momento do impacto.

“O nariz é como uma pirâmide, com as duas laterais apoiadas em cima do septo. Há dois tipos de fratura nasal: a simples e a cominutiva”, explica o médico Nilson Wehdorn.

“A fratura simples está relacionada com um trauma direto, como foi o caso do Mbappé. É quando há um choque com outra pessoa e ocorre uma contusão. É um impacto mais leve, mas essa pirâmide nasal desmonta. Então, o lado que sofreu o impacto afunda para dentro do nariz e a outra parte é empurrada para fora”, continua o médico brasileiro.

“Já a fratura cominutiva é mais grave e costuma acontecer em choques mais violentos, como um acidente de automóvel. Assim, além da estrutura nasal, há a fratura de ossos que cercam o nariz, o que exige um tempo maior de recuperação. No entanto, não são lesões comuns para atletas que se machucam durante um jogo”, informa Nilson Wehdorn.

Mbappé precisa ser operado do nariz?

No caso de fratura nasal simples nem sempre o paciente precisar ser operado, mas o médico especialista Nilson Wehdorn recomenda ser este o procedimento ideal.

“Ha dois tipos de conduta. Há a cirurgia cruenta, em que há um corte, e a incruenta, em que não há corte e o osso nasal é reposicionado, reformando a estrutura da pirâmide nasal. Essa forma geralmente é menos eficaz e pode não corrigir corretamente a estrutura”, alerta.

“Quando há uma fratura nasal como a do Mbappé o ideal é operar em até três horas do ocorrido, porque como há muito inchaço no local, se passar muito tempo fica mais difícil identificar o grau estético de mudança de posição dos ossos nasais. Portanto, se não fizer nas primeiras horas, o ideal é esperar em torno de sete dias, para o edema regredir”, conclui o médico.

Mbbapé brica com lesão e uso de máscara

Horas após a lesão, Mbappé se manifestou pelas redes sociais e brincou sobre a proteção facial que usará nos próximos jogos da seleção francesa. “Sugestões de máscaras?”, perguntou o craque da França no X, antigo Twitter.

Os seguidores de Mbappé não perdoaram e responderam ao craque francês com imagens em que ele usa uma máscara das Tartarugas Ninjas, que viralizaram no passado.

França na Eurocopa 2024

A França está no Grupo E da Eurocopa 2024, ao lado de Áustria, Polônia e Holanda. Após a estreia vitoriosa diante dos austríacos, Le Bleu dividem a liderança da chave com os Países Baixos, que também venceram na primeira rodada, diante dos poloneses.

Na próxima rodada, França e Holanda medem forças em Leipzig. O vencedor do duelo garante praticamente a liderança do Grupo E da EURO 2024.