A Eurocopa 2024 terminou neste domingo (14 de julho), mas as memórias ficarão para sempre com os apaixonados por futebol em todo mundo. O principal torneio de seleções do Velho Continente foi realizado na Alemanha e teve momentos que entraram para a História, desde a campanha impecável da campeã Espanha até o recorde de Cristiano Ronaldo pela seleção portuguesa. A seguir, mostramos dez curiosidades e fatos marcantes desta EURO 2024.
1. Espanha se torna recordista de títulos da Eurocopa
A Espanha venceu a Inglaterra, por 2 a 1, na grande final, disputada no Estádio Olímpico de Berlim, na Alemanha. Desse modo, a Roja se isolou como maior vencedora da Eurocopa, com quatro títulos, à frente justamente da anfitriã Alemanha, que foi campeã do torneio três vezes. Além do título de 2024, a seleção espanhola venceu a EURO em 1964, 2008 e 2012.
2. Primeiro campeão com 100% de aproveitamento
A Espanha garantiu o seu quarto título europeu com uma campanha praticamente perfeita na Alemanha. Isso porque, pela primeira vez na história, uma seleção venceu a Eurocopa com uma campanha de sete vitórias em sete jogos. Apenas em um dos jogos a Roja não resolveu tudo nos 90 minutos, mas mesmo assim bateu a seleção alemã, por 2 a 1, na prorrogação, nas quartas de final.
Campanha da Espanha na EURO 2024
- Espanha 3 x 0 Croácia (fase de grupos)
- Espanha 1 x 0 Itália (fase de grupos)
- Albânia 0 x 1 Espanha (fase de grupos)
- Espanha 4 x 1 Geórgia (oitavas de final)
- Espanha 2 x 1 Alemanha (quartas de final)
- Espanha 2 x 1 França (semifinal)
- Espanha 2 x 1 Inglaterra (final)
3. Lamal já soma três recordes na Eurocopa
Sensação da Espanha, o jovem Yamine Lamal quebrou três recordes históricos da Eurocopa nesta edição na Alemanha. Na vitória espanhola sobre a Croácia, por 3 a 0, Yamal se tornou o jogador mais jovem a disputar uma partida da Eurocopa, com apenas 16 anos e 338 dias. Apenas 24 dias depois, ele fez o primeiro da Espanha na virada, por 2 a 1, sobre a França, nas semifinais, se tornando o mais jovem a marcar um gol na EURO. Por fim, um dia depois do seu 17º aniversário, Yamal se tornou o mais jovem a disputar uma final de Eurocopa, e ainda festejou o título sobre a Inglaterra.
4. Cristiano Ronaldo se torna o ‘Mister Eurocopa’
E por falar em recordes, ninguém supera o Cristiano Ronaldo, já que o astro português acumulou mais uma marca histórica nesta EURO 2024. Isso porque CR7 se tornou o único jogador a disputar seis edições do torneio (2004, 2008, 2012, 2016, 2021 e 2024). Além disso, Ronaldo ampliou o recorde que já detinha de jogador com mais partidas disputadas no torneio, ampliando para 25, no total.
5. Pepe passa ser o mais velho a jogar a Eurocopa
Apesar de ter nascido no Brasil, Pepe se tornou um dos jogadores mais identificados com a camisa da seleção portuguesa. Nesse sentido, ele foi premiado nesta Eurocopa, ao se tornar o jogador mais velho a disputar uma partida na história da EURO, na vitória de Portugal sobre a República Tcheca, por 2 a 1, ainda pela fase de grupos. Em seguida, Pepe ainda entrou em campo contra Turquia, Eslovênia e França, estabelecendo a marca de atuar com 41 anos e 130 dias. Além disso, Pepe se tornou o segundo jogador com mais jogos na história da Eurocopa, com 23 partidas, atrás apenas de Cristiano Ronaldo.
6. Modric, o mais velho a marcar um gol
Esse recorde Cristiano Ronaldo não conseguiu, deixando para outro jogador histórico do futebol europeu. Quando balançou as redes da Itália no empate em 1 a 1 pela fase de grupos da EURO 2024, o capitão da Croácia, Luka Modric, se tornou o jogador mais velho a marcar um gol na Eurocopa, aos 38 anos e 289 dias.
E se você quiser mais curiosidades e recordes do maior torneio de seleções do Velho Continente, confira a nossa página especial sobre a História da Eurocopa.