O mundo, aos poucos, volta à normalidade. Na última terça-feira (22), o governo do Reino Unido anunciou que a capacidade de público no Estádio de Wembley será aumentada para 60 mil pessoas para as semifinais e final da Eurocopa 2021. Ou seja, o templo sagrado do futebol inglês terá cerca de 75% de ocupação nos duelos.
Essas partidas serão realizadas nos dias 6, 7 e 11 de julho. Esse será o maior público reunido para um evento esportivo no Reino Unido em mais de 15 meses, desde que o país tomou medidas restritivas para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e proibiu a presença de torcedores nos estádios, flexibilizando aos poucos.
Porém, para assistir às partidas, os torcedores que tiverem posse de ingressos deverão apresentar teste negativo para Covid-19 ou comprovante de imunização (lembrando que precisará tomar a segunda dose da vacina e esperar o tempo de 14 dias para os efeitos da mesma estarem completos).
Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, comemorou a decisão: “É uma ótima notícia que tantos fãs possam assistir às três últimas partidas da Euro 2020 em Wembley. Os últimos 18 meses nos ensinaram – dentro e fora do campo – como os torcedores são essenciais para a estrutura do jogo”, celebrou.
“Sou grato ao primeiro-ministro e ao governo do Reino Unido por seu árduo trabalho na finalização desses acordos conosco, para tornar as etapas finais do torneio um grande sucesso em Wembley”, completou.
Além de Wembley, quais são as regras para torcedores assistirem partidas na Euro 2020?
Cada uma das 11 cidades-sede da Euro 2020 terão regras próprias para receber público em seus estádios de acordo com a capacidade do local. Confira abaixo:
- São Petersburgo e Baku confirmaram presença de até 50% da capacidade total do estádio;
- Budapeste pretende ter 100% da capacidade do estádio, mas com requisitos rígidos de entrada para os espectadores;
- Amsterdã, Bucareste, Copenhague, Glasgow, Roma e Sevilha terão entre 25% a 33% da capacidade do estádio;
- Londres confirmou uma capacidade mínima de 25% para os três primeiros jogos da fase de grupos e em uma das oitavas de final. As semifinais e finais terão 75% de ocupação.
- Munique pretende receber um mínimo de 14.500 espectadores, o que corresponde a aproximadamente a 22% da capacidade do estádio.
É possível viajar para outro país anfitrião?
Somente será possível acompanhar a Euro 2020 in loco em outro país caso ele não tenha restrição de viagem em relação à sua nação de origem.
Por isso, a UEFA orienta que todos os torcedores observem antes da viagem as restrições de fronteira e os requisitos impostos. Em alguns países, por exemplo, há a necessidade de permanecer em quarentena por 15 dias em total isolamento.