Quase cinco meses antes do início da EURO 2021 (11 de junho a 11 de julho de 2021), que deveria ter ocorrido no verão passado, mas foi adiado por um ano devido à crise global do Coronavirus, algumas perguntas permanecem sem resposta. Nos play-offs de outono com Hungria, Escócia, Eslováquia e Macedônia do Norte, a definição dos 24 times da Eurocopa 2021 foi concluída, mas onde os jogos serão disputados ainda não está claro.
É desnecessário será dizer que, devido às muitas infecções do COVID em toda a Europa, a planejada realização em doze países diferentes, incluindo muitas rotas de viagem, é vista de forma crítica. No momento, no entanto, a UEFA ainda está confiante que a taxa de infecção irá diminuir de forma tão positiva no verão que o torneio pode ocorrer em condições gerais normais.
“As vacinações já começaram e acho que no verão poderemos ter estádios lotados. De momento, o plano é jogar em todas as doze sedes e estadios da Eurocopa 2021”, anunciou recentemente o Presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, num jornal sérvio que espera uma EURO atmosférica. Ao mesmo tempo, porém, Ceferin também admitiu que estava preparado para vários casos: “Claro que existem opções de reserva se um país tiver um problema.”
A UEFA está a limitar-se a quatro cenários operacionais por enquanto
Até agora, nem Ceferin nem a UEFA anunciaram que possíveis opções de backup podem parecer além dos problemas com um único país. Oficialmente, a Associação Continental continua trabalhando em quatro “cenários operacionais” no que diz respeito à admissão de espectadores. A opção um é, obviamente, estádios cheios em todas as doze cidades-sede, enquanto as opções dois e três fornecem capacidades reduzidas de 50 a 100 por cento e 20 a 30 por cento. De acordo com os planos, o último recurso seriam os jogos de fantasmas que atualmente são comuns em todo o tabuleiro.
L''Euro pourrait se disputer dans un seul pays, en Russie ou en Allemagne, selon Dominique Blanc, le président de la fédération suisse de football (ASF). #euro2020 https://t.co/iuvDJF8iLJ
— Sport/Foot Magazine (@sportfootmag) January 12, 2021
Dominique Blanc, Presidente da Associação Suíça SFV, revelou a vários meios de comunicação em seu país que ainda há outras considerações internas – certamente também sabendo que a variante pan-europeia do EURO atual dificilmente pode ser comunicada ao público e até para a decisão sobre os locais previstos para 5 de março, no mais tardar, uma previsão confiável em relação ao Corona dificilmente será possível.
Alemanha ou Rússia como anfitriã?
Assim, a UEFA também está considerando a realização do EURO num único país, com Blanc nomeando especificamente a Rússia e a Alemanha, ambas com as infra-estruturas necessárias. A Rússia como anfitriã da Copa do Mundo de 2018 e a Alemanha como anfitriã da Copa do Mundo de 2006 e do Campeonato Europeu de 2024, não teriam problemas em fornecer às 24 equipes instalações de treinamento e hotéis suficientes, além de estádios modernos.
À semelhança da fase final da Liga dos Campeões, que decorreu em Lisboa no mês de Agosto, está também sendo considerado um campeonato europeu em apenas uma cidade. A primeira escolha para esta variante é Londres, que teria muitos estádios adequados para campeonatos europeus, como o Estádio de Wembley em um pequeno espaço. O fato de a capital e cidade britânica da final da Euro 2021 atualmente ter números muito altos de COVID-19, não significa necessariamente que seja favorável a uma premiação completa para Londres.