A Bélgica anunciou, na manhã da última quarta-feira (8) que Domenico Tedesco, ex-Leipzig, que comandará os “Red Devils” rumo à Eurocopa 2024. O comandante alemão assinou o contrato até o fim do torneio continental, mas há a possibilidade de ele seguir no comando para a Copa do Mundo de 2026, caso consiga trazer bons resultados.
Tedesco chega em Bruxelas com a expectativa de trazer o bom futebol de outrora. Ele substitui Roberto Martínez, que comandou a Bélgica nas Copas de 2018 e 2022. No Mundial de 2018, o espanhol levou os Red Devils às semifinais, terminando em terceiro lugar, após serem eliminados pela França. Porém, a má campanha no Catar fez com que ele saísse com um gosto amargo.
O novo comandante, entretanto, mostrou-se empolgado com o desafio: “Tive boas sensações durante as primeiras conversas com os responsáveis da federação e percebi que temos objetivos em comum. Estou muito motivado e mal posso esperar para começar a trabalhar”, prometeu Tedesco.
O comandante alemão terá como primeira tarefa classificar a Bélgica para a Euro, que será disputada justamente em sua pátria natal. A estreia oficial do técnico será em 24 de março, quando sua equipe visita a Suécia, pela primeira rodada das Eliminatórias da Eurocopa 2024.
Vale lembrar que o último trabalho de Tedesco foi o RB Lepizig, de onde foi demitido em setembro de 2022. Antes, o jovem comandante, de apenas 37 anos, teve passagens pelo Schalke 04, da Alemanha, e pelo Spartak Moscou, da Rússia.
Roberto Martínez em Portugal
Seu antecessor, Roberto Martínez, mudou de rumos e foi anunciado como comandante da seleção portuguesa. Ele ocupará o posto que outrora era de Fernando Santos.
Martínez, inclusive, deixou claro que irá conversar com todos os comandados que foram ao Catar. Até mesmo Cristiano Ronaldo será ouvido, mesmo em declínio técnico aos 37 anos.
“Meu ponto de partida é conhecer todos, então quero entrar em contato com todos os jogadores. A lista de 26 da última Copa do Mundo é meu ponto de partida, e Cristiano é um jogador da lista. Há 19 anos joga pela seleção e merece ser respeitado. Sentar e conversar”, explicou o dono da prancheta..
Fernando Santos na Polônia
Antecessor de Martínez, Fernando Santos foi anunciado no início de janeiro, como destacou o Futeboleiro, como comandante da Polônia. Ele chega para tentar dar um último respiro a Robert Lewandowski na seleção polaca.
Apesar de dar os principais títulos da história de Portugal, a Eurocopa 2016 e a Nations League 2019, Fernando era constantemente contestado na “Seleção das Quinas” por jogar aquém do que as peças, todas de alto nível europeu, podiam entregar.