O técnico da seleção brasileira, Fernando Diniz, falhou no seu primeiro grande teste nesta terça-feira (17.10). Isso porque o treinador comandou o Brasil contra o Uruguai no dia 18.10, em partida válida pela quarta rodada das Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2026, uma das competições mais queridas das casas de apostas brasileiras.
Adversário tradicional
Se nas três primeiras rodadas das Eliminatórias a seleção brasileira teve como adversários equipes menos tradicionais do futebol sul-americano (enfrentou Bolívia, Peru e Venezuela), desta vez o confronto será com uma das seleções mais tradicionais do mundo e duas vezes campeã mundial.
Além disso, o jogo contra os uruguaios foi disputado em Montevidéu, ou seja, o Brasil enfrentou um estádio lotado e sedento por vitória. Outro ponto que pode complicar a vida de Diniz é que o Uruguai tem no seu comando o treinador argentino Marcelo Bielsa, conhecido por ser um treinador revolucionário e com um estilo próprio.
Desempenho de Diniz na Seleção
No primeiro jogo de Fernando Diniz no comando interino da Seleção, o Brasil fez uma partida exemplar, goleando com facilidade a Bolívia por 5 a 1. Já no segundo compromisso à frente da seleção verde e amarela, o desempenho caiu. Porém, mesmo não mostrando o mesmo futebol da estreia das Eliminatórias, o Brasil venceu o Peru por 1 a 0 fora de casa, resultado que manteve o time na liderança da competição.
Mas, na última quinta-feira (12.10), no terceiro jogo do Brasil pelas Eliminatórias contra a Venezuela, a equipe não foi bem e acabou empatando por 1 a 1 com a limitada seleção venezuelana, frustrando os torcedores brasileiros que esperavam uma nova goleada.
Fernando Diniz comandará o Brasil até quando?
É importante ressaltar que a seleção brasileira será comandada pelo técnico Fernando Diniz até o meio do próximo ano. O jovem treinador deve comandar a seleção brasileira em oito jogos. Serão seis jogos pelas Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2026, além de dois amistosos em Março de 2024 (contra Espanha e, provavelmente, Inglaterra).
Vale destacar, também, que para a disputa da Copa América de 2024, o treinador deve ser Carlo Ancelotti, atualmente no Real Madrid, da Espanha. Isso é o que diz a CBF, porém o técnico italiano tem evitado falar sobre o assunto e confirmar se será mesmo o treinador do Brasil na Copa América e na Copa do Mundo 2026.