A seleção brasileira começou com o “pé direito” nas Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2026. Na estreia, o Brasil recebeu a Bolívia em Belém e venceu com facilidade por 5 a 1. Já na segunda rodada, a seleção canarinho teve mais dificuldade. Diante do Peru, fora de casa, o Brasil venceu por apenas 1 a 0.
Com as duas vitórias nas duas primeiras rodadas, a seleção brasileira aparece na liderança das Eliminatórias. Com seis pontos ganhos e cinco gols positivos de saldo, o Brasil leva vantagem sobre a Argentina, que também venceu os dois primeiros jogos, mas leva a pior no saldo de gols (5 a 4).
Próximos jogos do Brasil nas Eliminatórias
Na liderança da competição que vale vaga na Copa do Mundo de 2026, o Brasil volta a campo pelas Eliminatórias no dia 12 de outubro, contra a Venezuela, na Arena Pantanal, em Cuiabá, Mato Grosso. Cinco dias depois – dia 17 de outubro -, a seleção brasileira vai até Montevidéu, no Uruguai, onde encara os donos da casa.
Vale destacar que os dois adversários da próxima data Fifa têm uma vitória e uma derrota nas Eliminatórias da América do Sul. A Venezuela, primeiro adversário do Brasil, foi derrotada na estreia pela Colômbia e, na segunda rodada, venceu o Paraguai em casa.
Já o Uruguai, segundo adversário do Brasil na próxima data Fifa, estreou na competição com uma vitória sobre o Chile, por 3 a 1. Porém, na segunda rodada, o selecionado uruguaio foi derrotado pelo Equador, fora de casa, por 2 a 1.
É importante ressaltar que a seleção está sendo comandada pelo técnico Fernando Diniz. O jovem treinador deve comandar a seleção brasileira em oito jogos. Serão seis jogos pelas Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2026, além de dois amistosos em Março de 2024 (contra Espanha e, provavelmente, Inglaterra). Vale destacar que para a disputa da Copa América de 2024, o treinador deve ser Carlo Ancelotti, atualmente no Real Madrid, da Espanha.
Confira, abaixo, os resultados das duas primeiras rodadas:
- Brasil 5 x 1 Peru
- Paraguai 0 x 0 Peru
- Colômbia 1 x 0 Venezuela
- Argentina 1 x 0 Equador
- Uruguai 3 x 1 Chile
- Peru 0 x 1 Brasil
- Bolívia 0 x 3 Argentina
- Equador 2 x 1 Uruguai
- Venezuela 1 x 0 Paraguai
- Chile 0 x 0 Colômbia
Classificação das Eliminatórias da América do Sul
- Brasil – 6
- Argentina – 6
- Colômbia – 4
- Uruguai – 3
- Venezuela – 3
- Paraguai – 1
- Peru – 1
- Chile – 1
- Equador – 0
- Bolívia – 0
Obs: O Equador começou a competição com -3 pontos. Com a vitória sobre o Uruguai na segunda rodada, a equipe aparece com 0 pontos na tabela de classificação.