A FIFA, entidade que comanda o futebol no mundo, decidiu, em conjunto com a UEFA, entidade que comanda o futebol na Europa, banir a Rússia da repescagem da Copa do Mundo 2022 e, consequentemente, da própria Copa do Mundo 2022 no Catar.
A decisão é uma resposta à invasão feita pela Rússia na Ucrânia, e afeta todas as seleções masculinas e femininas, profissionais e de base, além dos times russos.
Com isso, a Rússia, que disputaria a repescagem das Eliminatórias da Copa de 2022 Europa no dia 24 de março, contra a Polônia, foi cancelada. Vale ressaltar que a própria seleção polonesa já havia declarado que não participaria do jogo.
Com a exclusão da Rússia da repescagem da Copa do Mundo, a tendência é que a seleção da Polônia seja considerada vencedora e avance para enfrentar República Tcheca ou Suécia. A confirmação deve ser feita nos próximos dias.
Rússia banida da Eurocopa Feminina
Por conta da suspensão da Rússia em todas as categorias e modalidades, a Rússia também está banida da Eurocopa Feminina, que acontecerá em Julho, na Inglaterra. A seleção de Portugal deverá ficar com a vaga na competição europeia.
Spartak é expulso da Liga Europa
Além das sanções envolvendo as seleções russas, o time russo do Spartak Moscou também sofreu um duro golpe. Isso porque o clube da capital russa foi eliminado da Liga Europa. O Spartak enfrentaria o RB Leipzig-ALE, em março. Com a exclusão do time russo, a equipe alemã avançará diretamente para as quartas de final.
Fim da linha para a Rússia?
Vale destacar que essa medida tomada pela FIFA em parceria com a UEFA, pode ser revista caso haja um acordo de paz entre as nações nos próximos dias. A Rússia e o Spartak Moscou podem recorrer da decisão no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS).