A última chance. É assim que podemos definir a repescagem das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2022, que será disputada no Catar, a partir de março de 2022. Após a última rodada das datas-Fifa, realizada na última terça-feira, o qualificatório do “Velho Mundo” trouxe algumas surpresas para sua fase derradeira. Antes favoritas, Itália, que tropeçou diante da Irlanda do Norte, e Portugal, que caiu diante da Sérvia, apostarão suas últimas chances em jogos derradeiros, que terão formato diferente do convencional para buscar uma chance de pertencer ao seleto grupo dos times da Copa do Mundo 2022.
Como está a repescagem Europa
Desta vez, em março de 2022, os 10 segundos colocados da chave de grupos se juntarão a dois campeões de chave da Nations League que não estejam classificados via Eliminatórias. Assim, Portugal, Escócia, Itália, Rússia, Suécia, País de Gales, Turquia, Polônia, Macedônia do Norte, Ucrânia, Áustria e República Tcheca jogarão a fase derradeira do qualificatório.
Eles serão divididos em um sorteio, que será realizado no próximo dia 26 de novembro, em três grupos de quatro equipes, que terão fases eliminatórias (com semifinal e final) em jogos únicos, sendo o campeão de cada chave o detentor de uma vaga na Copa do Mundo 2022. Ou seja, quem quiser disputar o próximo Mundial, cada seleção precisará vencer dois jogos.
Donos das melhores campanhas durante a fase de grupos, Portugal, Escócia, Itália, Rússia, Suécia e País de Gales são cabeças-de-chave (portanto, não podem se enfrentar no primeiro jogo) e farão a sua semifinal em casa, enquanto Turquia, Polônia, Macedônia do Norte, Ucrânia, Áustria e República Checa serão vistantes. Os cruzamentos e mandantes das finais serão definidos em sorteio.