As Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 estão prestes a revelar quais serão as primeiras seleções que farão companhia ao Catar, país sede do torneio, que será disputado a partir de março do ano que vem. Nesta rodada de outubro, sete seleções podem carimbar seu passaporte rumo ao Oriente Médio para jogar a Copa do Mundo de 2022 no Catar.
A menos provável é o Brasil, que encara, em sequência, Venezuela, Colômbia e Uruguai nestas Datas Fifa. Com 100% de aproveitamento nos pontos corridos das Eliminatórias Sul-Americana, a seleção precisa terminar as três próximas rodadas com vantagem de ao menos 19 pontos para os cafeteros, hoje quintos colocados. Atualmente essa diferença está em 11 pontos.
"Nosso principal objetivo é a classificação" 🇧🇷⚽️
🗣️ Marquinhos fala sobre série de vitórias e sobre os próximos passos da #SeleçãoBrasileira nas Eliminatórias! pic.twitter.com/YnMcjcxvZB
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) October 8, 2021
De toda sorte, dificilmente os comandados de Tite deixarão de ficar virtualmente classificados, já que todas as seleções que chegaram a 28 pontos no atual formato foram para a Copa do Mundo. Atualmente, o escrete canarinho soma 24.
Eliminatórias na Europa
Nas eliminatorias da Copa do Mundo 2022 Europa, porém, o futuro parece ser bem mais promissor para Dinamarca, Bélgica, Portugal, Inglaterra, Alemanha e França. O caso dos escandinavos é o mais pródigo. Também com 100% de aproveitamento nas Eliminatórias, eles precisam apenas vencer Moldávia e Áustria para carimbar o passaporte.
Já a Bélgica, de Lukaku e De Bruyne, estará focada nas finais da Liga das Nações e não jogará nesta rodada de Eliminatórias. Porém, ainda assim, pode garantir sua vaguinha. Basta apenas que a República Tcheca não vença suas duas partidas ou que Gales derrote um de seus rivais.
Portugal, por sua vez, conta com tropeços da Sérvia contra Azerbaijão e Luxemburgo para ir ao Catar. O que parece ser mais fácil se comparado aos demais favoritos prestes a carimbar o passaporte. A França, por exemplo, precisa de uma combinação de derrotas de Ucrânia e Finlândia.
A Inglaterra, por sua vez, precisa ampliar a vantagem para Albânia, Polônia e Hungria. Já a Alemanha precisa vencer e torcer por tropeços de Armênia, Romênia e Macedônia do Norte.