Por conta da invasão russa à Ucrânia, a Federação Escocesa de Futebol estuda pedir o adiamento do jogo contra a Ucrânia, válido pela repescagem das Eliminatórias da Europa para a Copa do Mundo do Catar 2022.
A princípio, a partida está marcada para acontecer no dia 24 de março, em Glasgow, na Escócia. Quem sair vitorioso enfrentará o vencedor do confronto entre País de Gales e Áustria, valendo uma vaga na Copa do Mundo do Catar 2022.
Vale ressaltar que por conta da invasão russa e do confronto armado em várias cidades ucranianas, as competições de futebol na Ucrânia estão suspensas por tempo indeterminado.
O pedido de adiamento seria uma forma de dar mais tempo de preparação para a seleção do leste europeu, já que os jogadores que atuam no país estão impedidos de entrar em campo por conta da guerra.
Qual a posição da FIFA e UEFA?
De acordo com o presidente da Federação Escocesa de Futebol, Rod Petrie, uma mensagem foi enviada à Federação Ucraniana de Futebol para oferecer apoio ao povo ucraniano.
Além disso, Petrie diz que vai continuar em diálogo com a FIFA e a UEFA sobre a repescagem das eliminatórias da Europa para a Copa do Catar 2022 e que está disposto a oferecer ajuda na preparação da Ucrânia para a partida ‘da melhor forma possível nestas circunstâncias difíceis’.
Rússia fora da Copa
É importante lembrarmos que a FIFA anunciou, na última semana, que a Rússia está fora da repescagem da Copa do Mundo 2022 e, dessa forma, da própria Copa do Mundo do Catar 2022.
Porém, vale destacar que essa medida anunciada pela FIFA em conjunto com a UEFA pode ser revogada caso haja um acordo de paz entre russos e ucranianos nos próximos dias. A Rússia pode recorrer da decisão no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS).