Um dia após o sorteio dos dez grupos de classificação para o Mundial de 2022, a UEFA publicou ontem, terça-feira, as suas listas de jogos e surgiu uma surpresa, uma vez que as 55 associações continentais filiadas na Confederação Europeia receberão um impulso extra para os próximos jogos da competição classificatória de 2022!
Tal como a UEFA anunciou, confirmando um plano que tinha sido divulgado aos meios de comunicação pouco antes, o Catar, anfitrião da Copa do Mundo de Futebol de 2022, começará no Grupo A das eliminatórias da Copa do Mundo – fora de competição.
O Catar enfrenta Portugal, entre outros
No grupo com Portugal – o atual campeão europeu-, Sérvia, Irlanda, Luxemburgo e Azerbaijão, o Catar é a sexta equipe e, portanto, joga sempre contra a nação que não estaria em campo num dia de jogo. A UEFA ainda não forneceu qualquer informação sobre se os pontos marcados contra o Catar serão relevantes para a classificação para a Copa do Mundo ou se serão deduzidos.
Mundial 2022 – Qatar integra grupo de qualificação de Portugal para o Mundial'2022 https://t.co/9uTHl9BRrS
— Record (@Record_Portugal) December 8, 2020
No entanto, pode-se assumir que os jogos contra o Catar serão bons amistosos, o que deverá permitir ao anfitrião da Copa do Mundo de Futebol reunir em casa, de 21 de Novembro a 18 de Dezembro, uma “prática de competição” em um nível muito elevado para a fase final. Além disso, o Catar também está entre os times da Copa América 2021, participante convidado desta edição.
De acordo com o calendário das eliminatórias da Copa do Mundo, o Catar jogará contra Luxemburgo em 24 de Março, e o Azerbaijão três dias mais tarde. Tanto quanto sabemos, todos os jogos dos Emirados serão disputados na Europa, certamente também para manter os esforços de viagem para os respectivos adversários dentro de certos limites. No próprio Catar, a rodada final será disputada em apenas oito estádios diferentes da Copa do Mundo de 2022.
Não é a primeira vez que o Catar tem a oportunidade de ganhar experiência a um nível superior fora da sua própria associação continental asiática. O Catar já foi representado no Campeonato Sul-Americano de 2019 e também está prevista a participação na próxima edição da Copa América 2021, no próximo Verão.
Tão bom quanto na qualificação para a Copa da Ásia!
Por outro lado, as considerações existentes de que o Catar participará das partidas finais das eliminatórias da Copa do Mundo da Ásia de 2022, bem como competir com as principais nações de sua própria federação, como Japão, Coreia do Sul ou Irã foram evidentemente frustradas.
O Catar ainda está na qualificação anterior para a Copa do Mundo da Ásia porque também é o jogo de qualificação para a Copa da Ásia de 2023. O emirado lidera claramente a tabela do Grupo E com 16 pontos em seis jogos e 16:1 gols. Omã com 12 pontos em apenas cinco jogos ainda pode ser perigoso para o Catar, enquanto o Afeganistão (4 pontos), Índia (3 pontos) e Bangladesh (1 ponto) já estão derrotados.
Porque, além dos oito vencedores dos grupos, os quatro melhores segundos colocados do grupo se classificam diretamente para as finais da Copa da Ásia, não deve haver muita coisa errada nos dois jogos restantes.
Mais recentemente, o Catar venceu Bangladesh por 5 a 0 no início de dezembro. Como as coisas vão continuar e quando os jogos que foram cancelados nos últimos meses devido ao Corona, ainda está em aberto.