A seleção brasileira de futebol terá dois adversários do continente africano nos últimos amistosos que fará de preparação para a disputa da Copa do Mundo 2022. Segundo a CBF, ambos devem ser realizados em Paris, na França.
Segundo informações divulgadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Brasil vai enfrentar Gana e Tunísia no fim de setembro, nos dias 23 e 27 de setembro.
É importante lembrar que tanto a Gana quanto a Tunísia irão participar do Mundial do Catar. Gana está no Grupo H do Copa do Mundo, junto com Portugal, Uruguai e Coreia do Sul. Já a Tunísia está no Grupo D, ao lado de Dinamarca, França e Austrália.
Jogo contra a Argentina cancelado
Vale ressaltar que o Brasil faria um jogo contra a Argentina em setembro, válido pelas Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo 2022.
Porém, essa partida acabou sendo cancelada após reunião envolvendo as entidades que comandam o futebol dos dois países, a Conmebol e a Fifa. Esse confronto seria realizado em São Paulo, no estádio do Corinthians.
Adversários europeus só na Copa
Com a confirmação dos dois amistosos contra as duas seleções africanas, o Brasil encerrará a fase de jogos preparatórios para a disputa do Mundial do Catar sem ter enfrentado nenhuma seleção europeia, algo incomum se tratando de um período pré-Copa.
Vale lembrar que os dois primeiros adversários da seleção brasileira na fase de grupos da Copa do Catar 2022 serão Sérvia e Suíça, ambos países da Europa.
Liga das Nações como obstáculo
É importante lembrar que a CBF vem enfrentando dificuldade em marcar amistosos contra as seleções do velho continente. Isso porque a Uefa, entidade que cuida do futebol europeu, criou nos últimos anos a Liga das Nações, competição disputada entre os países da Europa.
Com a criação desta nova competição, os países europeus ficaram praticamente sem datas livres para enfrentar países de outros continentes, como é o caso do Brasil.
Além disso, na maioria das datas Fifa, a seleção brasileira tinha compromissos pelas eliminatórias da América do Sul para a Copa 2022, ou seja, nas poucas datas restantes não foi possível agendar nenhum amistoso contra os gigantes europeus.
Brasil e Argentina na Liga das Nações
Uma forma de aproximar as seleções da Europa e da América do Sul seria incluir Brasil e Argentina na Liga das Nações a partir de 2024. Pelo menos é essa a ideia de acordo com o que foi declarado pelo vice-presidente da Uefa, Zbigniew Boniek.
Apesar da declaração feita ao site polonês Meczyki, nada ainda foi confirmado de forma oficial, nem pela Uefa e nem pela Conmebol. Mais detalhes só devem ser divulgados após a realização da Copa do Mundo do Catar 2022.