futeboleiro.com

‘Geladeira’ no São Paulo pode tirar James Rodríguez da Copa América 2024

4 min. de leitura
Todas as notícias de futebol

Meio-campo era considerado nome certo na lista de convocados da Colômbia para a Copa América 2024. No entanto, a ausência nos jogos do São Paulo levanta dúvidas se ele terá condições de suportar o ritmo intenso do torneio nos Estados Unidos.

James Rodríguez não foi relacionado para a metade dos jogos do Tricolor Paulista em 2024. Das 24 partidas do Tricolor Paulista na atual temporada, o meia colombiano esteve à disposição da comissão técnica em 19 ocasiões. No entanto, acabou entrando em campo em apenas oito oportunidades.

Nos dois últimos jogos do São Paulo, James sequer entrou na lista de relacionados. No duelo com o Vitória, em Salvador, no domingo (5 de maio), pelo Campeonato Brasileiro, e diante do Cobresal, nesta quarta-feira (8 de maio), no Chile, pela fase de Grupos da Copa Libertadores.

James Rodriguez no São Paulo em 2024

Na atual temporada, James disputou quatro jogos pelo Paulistão, dois pelo Campeonato Brasileiro e outros dois pela Copa Libertadores. Em nenhuma das partidas o colombiano completou os 90 minutos em campo.

O treinador do São Paulo, Luis Zubeldía, admitiu recentemente que a ausência de James Rodríguez da equipe se deve uma opção técnica.

“Estou aqui para tomar decisões. Se James não está, é porque considero que têm que estar outros companheiros. Entendo que um jogador da trajetória dele sempre vai ser comentado, mas tenho claro qual é a minha profissão e as minhas responsabilidades. Um treinador vive de tomar decisões. Trabalhamos para que elas sejam a favor do grupo e que sejam, na maioria, positivas”, disse o treinador, no domingo (5 de maio).

James Rodríguez pode ficar fora da Copa América 2024?

A “geladeira” no São Paulo ainda não surtiu efeito prático na seleção colombiana. James Rodríguez atuou nas duas partidas da Colômbia na última Data-FIFA, em março. O meia foi titular e jogou por 73 minutos na vitória por 3 a 2 sobre a Romênia. No jogo seguinte, vitória frente à Espanha, por 1 a 0, o meia entrou no segundo tempo e jogou por 45 minutos.

Mas apesar de o craque são-paulino ainda ter o seu lugar no elenco colombiano, os poucos minutos em campo começam a levantar a dúvida de que James conseguirá suportar o intenso calendário da Copa América 2024.

O sorteio dos grupos da Copa América 2024 não foi generoso para a Colômbia, que caiu no lado mais complicado do chaveamento de seleções.

Grupo D da Copa América

A Colômbia está no Grupo D da Copa América 2024, ao lado do Brasil. Se confirmar a classificação em primeiro ou segundo lugar na chave, pode ter de enfrentar Uruguai ou Estados Unidos nas quartas de final, além da possibilidade de reencontrar a seleção brasileira nas semifinais. Jogos que prometem exigir muito da condição física dos atletas.

Desgaste com viagens e agenda de jogos apertada

Além da intensidade dos jogos, o desgaste físico das viagens pode ser um problema para jogadores que estão longe da sua forma ideal, com é o caso de James Rodríguez. Apenas na fase de grupos da Copa América 2024, a seleção colombiana jogará em três estados diferentes dos EUA: estreará contra o Paraguai em Houston, no Texas, em 24 de junho. Dois dias depois, enfrentará a Costa Rica, em Phoenix, no Arizona. Por fim, a Colômbia medirá forças com o Brasil, no dia 2 de julho, em São Francisco, na Califórnia.

No total, a Colômbia viajará 2.700 km entre as três cidades. Soma-se a isso pelos menos 300 minutos de intenso futebol. Tudo num intervalo de apenas seis dias. E se garantir a classificação, a seleção colombiana ainda volta a campo nas quartas de final dois ou três dias depois da rodada final da fase de grupos, mais uma vez no Texas, o que significa outra longa viagem, superior a 2.000km.

Se ficar em primeiro, joga no dia 4 de julho, em Houston. Se terminar na segunda posição do Grupo D, terá um dia a mais de folga e entra em campo em 5 de julho, em Dallas.

Em razão disso, na Colômbia já se questiona se James Rodríguez, de 32 anos, terá condições de suportar tal maratona de jogos e viagens, especialmente passando por um período de quase inatividade no São Paulo em 2024.

Exit mobile version