A eliminação do Brasil nas quartas de final da Copa América 2024, após derrota nos pênaltis, para o Uruguai, pode ter sido dolorosa para os torcedores, mas não é um fato tão incomum nos últimos anos. Neste século, por exemplo, a Canarinho se acostumou em se despedir do torneio nas antes das semifinais, mesmo em ciclos em que fizeram bonito na Copa do Mundo.
Nesse sentido, das nove participações na Copa América neste século, a seleção brasileira foi eliminada quatro vezes nas quartas de final, além de ter caído em uma ocasião ainda na primeira fase. No entanto, quando conseguiu superar esta fase, a Canarinho geralmente alcançou seu objetivo no torneio, conquistando três títulos e ficando uma vez com o vice.
Retrospecto do Brasil na Copa América neste século:
- 2001: Quartas de final
- 2004: Campeão
- 2007: Campeão
- 2011: Quartas de final
- 2015: Quartas de final
- 2016: Primeira fase
- 2019: Campeão
- 2011: Vice-campeão
- 2024: Quartas de final
Muita vontade e pouco futebol da seleção brasileira
No duelo contra o Uruguai pelas quartas de final da Copa América 2024, a seleção brasileira demonstrou muita vontade em campo, mas a qualidade da equipe deixou mais uma vez a desejar. Tanto que Canarinho chegou a ficar com um homem a mais em campo por 20 minutos, após a expulsão de Nández, e mesmo assim não conseguiu tirar o zero do placar.
Sem Vinicius Júnior, suspenso da partida pelo acúmulo de cartões amarelos, a seleção brasileira foi um vazio de ideias. Desse modo, não conseguiu aproveitar a fragilidade uruguaia e acabou decidindo a classificação nos pênaltis.
Desperdiçaram as suas cobranças de pênalti o zagueiro Éder Militão, para defesa de Rochet, e o volante Douglas Luiz, que acertou a trave. O goleiro Alisson ainda conseguiu defender a cobrança de José Giménez, mas Ugarte converteu a quinto pênalti uruguaio, que valeu a vaga na semifinal.
Dorival exalta ‘espírito da equipe’
Diante de mais um resultado negativo, o técnico Dorival Júnior admitiu que a seleção brasileira não jogou o seu melhore futebol na Copa América 2024, mas ressaltou que a equipe mostrou muita vontade em todas a partidas da competição.
“É natural que muitas coisas aconteceram na competição, não fizemos jogos de um ótimo nível tecnicamente falando, mas também não descarto nenhuma das partidas, houve entrega, espirito de luta, a equipe nunca deixou de ir atrás do resultado, foi uma equipe valente sempre, tivemos coisas muito mais positivas que negativas neste processo”, afirmou o treinador.
Além disso, Dorival Jr. citou o processo de reformulação da equipe para justificar a campanha pouco convincente nesta Copa América, em que o Brasil empatou três partidas e venceu apenas uma vez.
“Fizemos uma reformulação grande na equipe, temos que entender que para muitos é a primeira vez, eu estou com oito jogos, é um processo que teremos que passar. Temos consciência das dificuldades que encontraremos, mas conheço os caminhos para fazer com que tudo aconteça. Não tivemos nenhuma derrota, talvez não os resultados que buscávamos, mas muito a evoluir”, avaliou.
A seleção brasileira volta a campo em setembro, contra o Equador, em casa, e o Paraguai, fora, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. No momento, o Brasil ocupa o sexto lugar na tabela.
Semifinais Copa América 2024
Dois dos outros três jogos das quartas de final da Copa América 2024 também foram decididos nos pênaltis. Desse modo, a Argentina eliminou o Equador, e o Canadá bateu a Venezuela. A Colômbia foi a única seleção classificada no tempo normal, com uma goleada por 5 a 0 sobre o Panamá.
Duelos das semifinais da Copa América 2024
- Argentina x Uruguai – 09.07.2024 – 21h
- Uruguai x Colômbia – 09.07.2024 – 21h
As duas seleções classificadas disputam a final da Copa América 2024, no dia 14 de julho. A partida está marcada para as 21h (horário de Brasília), e acontecerá no Estádio Hard Rock, em Miami (Flórida).