A Argentina conquistou, neste domingo (14 de julho), o título da Copa América 2024, ao bater a Colômbia, por 1 a 0, na prorrogação, em final disputada em Miami. Com o troféu conquistado nos Estados Unidos, a Albiceleste se isolou como a maior vencedora do torneio de seleções mais antigo do planeta. No entanto, a competição ficou marcada também por problemas extra-campo que geraram reclamação de torcedores e equipes participantes.
O título argentino foi conquistado graças a um gol de Lautaro Martínez, aos 6 minutos da prorrogação na final da Copa América 2024. A partida, porém, começou com mais de uma hora de atraso, devido a uma série de problemas e confusões com a entrada do público no Estádio Hard Rock, em Miami. Segundo as autoridades locais, torcedores de ambos os países tentaram invadir o estádio sem ingressos, além de muitos outros reclamarem da organização do evento no momento de entrar para a partida.
Nas redes sociais, imagens de confusões nos portões de acesso ao estádio mostraram a dificuldade dos torcedores para entrar na arena em Miami.
Argentina maior campeã da Copa América
Em campo, ao confirmar o título sobre a Colômbia, a Argentina se isolou como a maior vencedora da Copa América. Desse modo, a Albiceleste soma 16 títulos, seguida pelo Uruguai, que tem 15, e o Brasil, que soma nove conquistas.
Todos os campeões da Copa América
- 🇦🇷 Argentina: 16 títulos
- 🇺🇾 Uruguai: 15 títulos
- 🇧🇷 Brasil: 9 títulos
- 🇨🇱 Chile: 2 títulos
- 🇵🇾 Paraguai: 2 títulos
- 🇵🇪 Peru: 2 títulos
- 🇨🇴 Colômbia: 1 título
- 🇧🇴 Bolívia: 1 título
Despedida de Messi da seleção argentina?
Uma imagem marcou a final da Copa América 2024. Ao ser substituído no segundo tempo, com uma lesão no tornozelo direito, Lionel Messi chorou copiosamente no banco de reservas. Isso levantou as suspeitas de que o craque argentino pode estar se despedindo da seleção, já que o choro foi muito intenso.
Mas nem todo choro de tristeza para Messi. Afinal, após a conquista da Copa América, ele chegou aos 43 títulos como profissional, se tornando o jogador com mais troféus conquistados em todos os tempos.
Colômbia perde título e invencibilidade histórica
Por outro lado, a Colômbia amargou uma derrota que pôs fim ao sonho do título e também acabou com uma invencibilidade que durava 28 partidas. A última vez que a seleção colombiana havia perdido um jogo tinha sido justamente para a Argentina, mas ainda no começo de 2022, em jogo das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. De lá para cá, a equipe da Colômbia havia batido adversários de peso, como Alemanha, Espanha e a própria seleção brasileira.
Colômbia e Argentina voltam a duelar pelas Eliminatórias
Passada a Copa América, as duas seleções voltam a se encontrar em setembro, mas pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Colômbia e Argentina se enfrentam pela oitava rodada, em território colombiano. Antes disso, na sexta rodada, os argentinos recebem o Chile, enquanto a Colômbia enfrenta o Peru, fora de casa.
Atual campeã mundial, a Argentina lidera as Eliminatórias Sul-Americanas, com 15 pontos, enquanto a Colômbia é terceira, com 13. Enquanto isso, o Brasil ocupa o sexto lugar, com apenas 7 pontos.