A Copa América 2021 segue firme, mas dois importantes participantes do torneio não irão mais participar: Austrália e Catar. As equipes estariam presentes como convidadas na competição e o Catar repetiria a participação da última edição do evento.
Confirmado pela CONMEBOL
O Subsecretário Geral Adjunto de Futebol da CONMEBOL, Gonzalo Belloso, foi quem confirmou para a mídia que as seleções convidadas não participarão mais do campeonato regional, pela Rádio La Red da Argentina.
O motivo desta desistência é o calendário, uma vez que a Confederação Asiática de Futebol (AFC), a que pertencem estas equipes, alterou os seus calendários. As datas das eliminatórias da Ásia para a Copa do Mundo Catar 2022 foram movidas de março para junho, dependendo de novas alterações adicionais no calendário.
Lembremos que Colômbia e Argentina serão as sedes da Copa América 2021, que acontecerá de 11 de junho a 10 de julho. A Austrália seria rival da Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai. Catar (que também brilhará como anfitrião com suas sedes e estádios da Copa do Mundo de 2022), seria rival da Colômbia, Brasil (atual campeão), Equador, Peru e Venezuela.
Em relação ao comparecimento dos torcedores aos torneios, o plano permanece mantido. O dirigente da CONMEBOL declarou: “A Copa América está totalmente confirmada. A ideia é que seja disputada com um percentual de público de 30%”.
O que vai acontecer agora com a Copa América 2021?
A CONMEBOL tem várias decisões que deve tomar rapidamente, incluindo:
- O torneio continuará sem as equipes da Austrália e do Catar ou será possível receber novos convidados para preencher suas vagas?
- Se o torneio acontecer sem times convidados, qual será a nova organização do calendário da Copa América 2021? Terá a mesma duração? Os locais serão mantidos?
Vamos mantê-lo informado de todas as novidades relacionadas a essas importantes mudanças.
Mais informação: