A CONMEBOL anunciou em seu site o novo calendário da Copa América 2021. Apenas 10 das 12 equipes planejadas participarão do campeonato devido às mudanças logísticas causadas pela pandemia do COVID-19.
Catar e Austrália retiraram-se
Na semana passada, foi anunciado que as seleções convidadas Catar e Austrália se retiraram porque o calendário das eliminatórias asiáticas para a Copa do Mundo de 2022 coincide com as datas da Copa América 2021. Embora houvesse rumores sobre suas substituições, como a possível participação da seleção indiana, a organização decidiu não incluir outros times como convidados no último minuto e manter os grupos da Copa América com 5 times cada.
O comunicado da CONMEBOL:
“A Copa América não é apenas a oportunidade para os selecionados alcançarem a glória continental, mas também se apresenta como uma instância imbatível de preparação das seleções para as Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2022 do Catar. Em bom ritmo de alta competição, países sul-americanos aumentam suas chances de chegar com times sólidos e sintonizados com os compromissos internacionais”.
Quais são as mudanças no calendário da Copa América?
Devido às mudanças, alguns estádios e sedes da Copa América 2021 terão menos jogos do que o esperado.
- A primeira mudança é que o evento não começará no dia 11 de junho conforme planejado, mas sim no domingo, 13 de junho. O jogo de abertura da Copa América segue no comando da Argentina, cuja equipe enfrentará o Chile no Estádio Monumental Antonio Vespucio Liberti, em Buenos Aires Aires.
- Na Colômbia, a primeira partida será disputada na segunda-feira, 14 de junho, com a partida entre Brasil e Venezuela, no estádio Atanasio Girardot, em Medellín. No mesmo dia, Colômbia e Equador se enfrentam no Estádio Metropolitano Roberto Meléndez, em Barranquilla. Este último será o estádio da Colômbia que irá receber mais partidas no evento.
- O Estádio Monumental de Buenos Aires será o mais visitado durante o evento, já que recebe 5 dos 13 jogos que correspondem à Argentina. Na Colômbia, serão disputados 15 jogos, incluindo o terceiro lugar e a Grande Final da Copa América 2021 no sábado, 10 de julho. Esta data não mudou.
- As quartas de final serão disputadas na sexta-feira 2 e no sábado 3 de julho, estava programado para acontecer até o dia 4.
- As semifinais serão disputadas nos dias 5 e 6 de julho, originalmente eram nos dias 6 e 7.
- A disputa pelo terceiro lugar foi no mesmo dia da final, 10 de julho. No entanto, mudou para 9 de julho.
Também pode lhe interessar: