A Covid-19 segue preocupando a Conmebol. Nesta segunda-feira (21), a Confederação Sul-Americana de Futebol confirmou que ao menos 140 pessoas contraíram o novo coronavírus durante a realização da Copa América 2021 em solo brasileiro.
Em comunicado, a entidade que rege o futebol sul-americano não não especificou quantas pessoas infectadas fazem parte das seleções que disputam a competição. O relatório aponta, apenas, que a maioria dos enfermos é de trabalhadores, membros de delegações e pessoal terceirizado. De certo, apenas, é que já houve contaminações nas seleções de Venezuela, na seleção da Colômbia, Chile e Bolívia.
No total, segundo a Conmebol, foram realizados 15.235 testes de infecção pelo novo coronavírus, sendo que 140 apontaram positivo, o que equivale a 0,9% do total. Ainda de acordo com a confederação, todos os envolvidos na competição passam regularmente por exames PCR.
“Além das medidas preventivas, uma intensa campanha de vacinação para todos os membros da família do futebol profissional sul-americano está em andamento desde maio”, afirma a entidade que rege o futebol sul-americano em nota, completando que os resultados positivos foram encaminhados para sequenciamento genômico, técnica que verifica se a infecção ocorreu por alguma variante específica da Covid-19
#Comunicado CONMEBOL @CopaAmerica: El 99% de las pruebas de COVID 19 fueron negativas
📌Información completa➡️🔗https://t.co/J8PXv6ZUJD pic.twitter.com/fDWfKl79lT
— CONMEBOL Media (@ConmebolMedia) June 21, 2021
Prevenção de contágio
Para evitar maiores contágios, a Conmebol estipulou protocolo de segurança no qual os jogadores só podem deixar o hotel para treinos e jogos. O documento estabelece, também, o uso de voos e ônibus fretados, higienizados antes e depois do uso.
A Copa América teve início em 13 de junho, em jogo realizado no Mané Garrincha, em Brasília, e será disputada até 10 de julho, com final no Maracanã. No total, dez seleções disputam a competição, que é a mais antiga entre seleções.
O Brasil está no Grupo B da Copa América 2021, ao lado de Colômbia, Venezuela, Equador e Peru. A seleção vem com 100% de aproveitamento na chave, vencendo a Venezuela, por 3 a 0, e o Peru, por 4 a 0. O escrete canarinho volta a campo nesta quarta, quando enfrenta os cafeteros às 21h, no estádio Nilton Santos.
Mais informação: