O técnico da seleção portuguesa, Roberto Martínez, anunciou, nesta terça-feira (21 de maio), a lista com os 26 convocados para a disputa da Eurocopa 2024, que acontecerá na Alemanha, entre 14 de junho e 14 de julho.
A Equipe das Quinas está no Grupo F da EURO 2024, ao lado de República Tcheca, Turquia e Geórgia. Antes de embarcar para a Alemanha, a seleção portuguesa realiza três amistosos, todos em Portugal: contra a Finlândia, no dia 4 de junho, diante da Croácia, em 8 de junho, e frente à Irlanda, em 11 de junho.
Convocados de Portugal para a Eurocopa 2024
Goleiros:
- Diogo Costa (FC Porto)
- José Sá (Wolverhampton)
- Rui Patrício (Roma)
Defensores:
- João Cancelo (Barcelona)
- Nélson Semedo (Wolverhampton)
- Diogo Dalot (Man. United)
- Danilo (PSG)
- Nuno Mendes (PSG)
- Pepe (FC Porto)
- Rúben Dias (Man. City)
- António Silva (Benfica)
- Gonçalo Inácio (Sporting)
Meio-campistas:
- Bruno Fernandes (Man. United)
- João Neves (Benfica)
- João Palhinha (Fulham)
- Rúben Neves (Al Hilal)
- Otávio (Al Nassr)
- Vitinha (PSG)
- Bernardo Silva (Man. City)
Atacantes:
- Francisco Conceição (FC Porto)
- Diogo Jota (Liverpool)
- Cristiano Ronaldo (Al-Nassr)
- Rafael Leão (Milan)
- Gonçalo Ramos (PSG)
- João Félix (Barcelona)
- Pedro Neto (Wolverhampton)
Ausências da convocação de Portugal
Roberto Martínez manteve a base das últimas convocações da seleção. Nesse sentido, o treinador espanhol acabou deixando de fora alguns nomes de peso, como o lateral Raphaël Guerreiro (Bayern de Munique) e o meia brasileiro naturalizado português Matheus Nunes (Manchester City).
Além disso, para o ataque não foram convocados Pedro Gonçalves e Francisco Trincão, ambos do Sporting, campeão da Liga Portuguesa na temporada 2023/24.
Estrelas da Premier League são lembradas
Enquanto os atacantes do Sporting lamentam a ausência na lista de convocados de Portugal, duas estrelas da Premier League que sofreram com lesões na reta final da temporada comemoram a convocação.
O atacante Diogo Jota (Liverpool) ainda se recupera de uma lesão, enquanto Pedro Neto (Wolverhampton) voltou aos gramados no último fim de semana, na rodada final do Campeonato Inglês.
O treinador de Portugal justificou que ambos os atacantes estarão aptos para a preparação para a fase de grupos da Eurocopa 2024, ao contrário de Raphaël Guerreiro, que continua lesionado.
“Só o Raphaël Guerreiro, que foi muito importante para nós, não está apto para o começo da preparação, dos treinos. Pedro Neto, Diogo Jota e Pepe estão todos aptos para este início dos trabalhos e, por isso, não corremos nenhum risco em convocá-los”, justificou o treinador.
Jogos de Portugal na fase de grupos da Eurocopa
A seleção portuguesa estreia na Eurocopa 2024 diante da República Tcheca, no dia 18 de junho. Em seguida, enfrenta a Turquia, no dia 22, e por fim fecha a sua participação na fase de grupos diante da Geórgia.