Neste fim de semana, dias 13 e 14 de abril, vai começar mais uma edição da principal competição do futebol brasileiro, o Brasileirão. Em campo, as 20 melhores equipes do país vão disputar durante 38 rodadas o posto de campeão nacional.
Porém, além do troféu que será entregue apenas no final deste ano, os jogadores dos 20 clubes participantes da Série A também estão em busca de outro objetivo: conquistar um lugar na convocação da seleção brasileira para a Copa América 2024, competição que será disputada no meio do ano nos Estados Unidos.
Quem pode ser convocado para a Copa América?
Se levarmos em consideração a última convocação do técnico Dorival Júnior para os amistosos contra Inglaterra e Espanha no final de março, a briga pelas três vagas no gol está em aberto. Isso porque Ederson e Alisson, figuras carimbadas nas convocações, estão tendo uma temporada com lesões e podem ficar de fora da competição.
Caso isso se confirme, Bento, goleiro do Athletico-PR, Rafael, goleiro do São Paulo, e Léo Jardim, goleiro do Vasco, convocados pelo treinador na última convocação, largam na frente na briga pelas três vagas para a disputa da Copa América.
Já nas laterais, Danilo, da Juventus-ITA, e Yan Couto, do Girona-ESP, devem ser os dois laterais direitos. A briga dos jogadores que atuam no futebol brasileiro deve ser por uma das duas vagas na lateral-esquerda. Wendell, do Porto-POR, deve ficar com uma das vagas. A outra deve ser disputada por Ayrton Lucas, do Flamengo, e Guilherme Arana, do Atlético-MG.
Na zaga, das quatro vagas em disputa, três devem ser preenchidas por jogadores que atuam no futebol europeu – Marquinhos, do PSG-FRA, Gabriel Magalhães, do Arsenal-ING, e Beraldo, do PSG-FRA. A última vaga deve ficar entre Fabrício Bruno, do Flamengo, e Murilo, do Palmeiras.
No meio-campo devemos ter a briga mais intensa. Bruno Guimarães, do Newcastle-ING, Casemiro, do Manchester United-ING, Lucas Paquetá, do West Ham-ING, e João Gomes, do Wolves-ING, são figuras quase certas na lista.
As outras quatro vagas devem ser disputadas por Andreas Pereira, do Fulham-ING, Douglas Luiz, do Aston Villa-ING, André, do Fluminense, Pablo Maia, do São Paulo, Rafael Veiga, do Palmeiras, Danilo, do Nottingham Forest-ING e Joelinton, do Newcastle-ING.
Por fim, no setor ofensivo é onde não devemos ter nenhum jogador que atua no futebol brasileiro. Endrick, atacante do Palmeiras e convocado na última lista, já será jogador do Real Madrid-ESP quando a competição começar. Dessa forma, a lista de atacantes deve ter apenas jogadores atuando no futebol europeu.
A única exceção, na verdade, pode ser Neymar, que atua no futebol saudita. Porém, não se sabe se o jogador terá condições de atuar na Copa América, pois se recupera de uma lesão desde o final do ano passado.