No final do mês de março, a seleção brasileira vai fazer os dois primeiros amistosos sob o comando de Dorival Júnior. A seleção brasileira fará a primeira partida sob o comando do novo treinador no dia 23 de março, contra a Inglaterra, no estádio de Wembley, em Londres. Já o segundo confronto será contra a Espanha, no dia 26 de março, no estádio Santiago Bernabéu, em Madrid. Vale destacar que ambos os jogos serão os primeiros contra seleções europeias desde a eliminação diante da Croácia, na Copa do Mundo de 2022.
Seleção brasileira: Os 11 de Dorival
Como se trata da primeira convocação de Dorival, ainda resta muitas dúvidas sobre qual será a equipe titular que o treinador colocará em campo nos amistosos. Porém, as especulações já estão sendo feitas pela imprensa esportiva brasileira e pelos torcedores. O site ge.globo, por exemplo, fez uma enquete perguntando “Quem você escalaria”. Os 11 mais escalados pelo público foram: Ederson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e A. Lucas; Casemiro, Bruno Guimarães, Andreas Pereira e Lucas Paquetá; Rodrygo e Vini Jr.
Porém, os jornalistas esportivos que cobrem a seleção e conhecem Dorival, apontam um time diferente. Uma das mudanças apontadas pelos comunicadores seria a entrada Raphinha no lugar de Andreas Pereira, mudando a formação da seleção de um 4-4-2 para o 4-3-3. Outra possibilidade seria a entrada de Wendell na lateral-esquerda na vaga de Ayrton Lucas.
Desafios de Dorival em 2024
Além dos dois amistosos contra Espanha e Inglaterra, a seleção brasileira terá outros dois amistosos programados para 2024. Em Junho, o Brasil enfrentará o México e os Estados Unidos. Vale destacar que os principais desafios de Dorival Júnior à frente da seleção brasileira em 2024 serão a disputa da Copa América nos Estados Unidos e a continuidade das Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2026.
É importante ressaltar que a Copa América será realizada entre junho e julho. Já as Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2026 retornam apenas em setembro, com os jogos contra Equador e Paraguai.
Seleção brasileira: Confira a lista completa de convocados
- Goleiros: Bento (Athletico-PR), Ederson (Manchester City) e Rafael (São Paulo).
- Laterais: Danilo (Juventus), Yan Couto (Girona), Ayrton Lucas (Flamengo) e Wendell (Porto).
- Zagueiros: Beraldo (PSG), Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (PSG) e Murilo (Palmeiras).
- Meio-campistas: André (Fluminense), Andreas Pereira (Fulham), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Douglas Luiz (Aston Villa), João Gomes (Wolverhampton), Lucas Paquetá (West Ham) e Pablo Maia (São Paulo).
- Atacantes: Endrick (Palmeiras), Gabriel Martinelli (Arsenal), Raphinha (Barcelona), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid), Savinho (Girona) e Vini Jr (Real Madrid).