O reinício após a fracassada campanha na Copa do Mundo de 2022 no Catar foi apenas parcialmente bem-sucedido para a seleção alemã no final de março, com os jogos amistosos contra o Peru (2×0) e a Bélgica (2×3). Porém, daqui há três meses, em junho, a Alemanha terá três oportunidades de aumentar a confiança tendo em vista a disputa da Eurocopa de 2024. A equipe enfrentará a Ucrânia, a Polônia e a Colômbia em jogos amistosos.
Portanto, como foi anunciado pela Federação Alemã, a equipe do técnico Hans-Dieter Flick fará três jogos após o final da temporada da Bundesliga e após as finais da Copa da Alemanha e das Copas Europeias, todas elas principalmente como forma de preparação para o próximo grande torneio: a Eurocopa 2024.
Jogo beneficente contra a Ucrânia
O primeiro destes três jogos no dia 12 de junho será um jogo especial. Por um lado, porque será o 1000º jogo internacional da história da seleção alemã e, por outro lado, porque é um jogo beneficente contra a Ucrânia.
“A milésima partida internacional da seleção principal masculina da Alemanha é um evento muito especial. Gostaríamos de usá-lo para estabelecer um sinal claro de paz e compreensão internacional e contra a guerra e a destruição. É por isso que estamos muito felizes por poder disputar uma partida internacional com e pela Ucrânia por ocasião do nosso aniversário”, disse o presidente da Federação Alemã, Bernd Neuendorf, no site da federação, também enfatizando a escolha direcionada do adversário.
O Diretor Esportivo Rudi Völler acrescentou que em 12 de junho, não apenas o que está acontecendo em campo é importante: “O Weser Stadium oferece exatamente o cenário certo para este jogo especial de aniversário, com o qual não apenas mostramos nosso apoio à Ucrânia, mas também de uma forma muito concreta poder prestar ajuda e arrecadar doações”.
Polônia e Colômbia pela frente
No dia 16 de junho, a seleção alemã enfrentará a Polônia, em Varsóvia, como parte dos preparativos para a Eurocopa de 2024 e, quatro dias depois, enfrentará a Colômbia na Veltins Arena, em Gelsenkirchen .
Isso significa que a seleção da Alemanha terá que enfrentar três adversários em nove dias, todos os quais podem ser classificados como verdadeiras pedras no sapato.
“Nestas partidas internacionais queremos aproveitar o que a seleção mostrou na segunda fase do jogo contra a Bélgica”, disse o técnico da seleção, Flick, destacando suas expectativas, que vão muito além de três amistosos.
Em vez disso, trata-se ainda de reconquistar os torcedores para, um ano depois, ter uma verdadeira vantagem em casa na Eurocopa, sob a forma de um forte apoio nos estádios da Eurocopa 2024 .
“A primeira meia hora deixou claro para nós o que temos de trabalhar antes da Euro. Mas se o time aprender as lições certas disso e agir como fez contra a Bélgica nos 60 minutos que se seguiram, defendendo com paixão e ousadia, daqui para frente os torcedores vão nos acompanhar e o estádio estará atrás de nós”, avaliou Flicks, com base na derrota para a Bélgica.