Seleção da Escócia na Eurocopa 2024

Nas Eliminatórias para a EURO 2024 na Alemanha, muitos pensaram que Espanha e Noruega seriam as equipes que se classificariam pelo Grupo A. Os espanhóis por sua superioridade técnica em relação aos adversários, e os noruegueses por ter grandes jogadores como Erling Haaland e Martin Odegaard.

No entanto, foi a seleção escocesa que se destacou nestas Eliminatórias para a Eurocopa 2024, apresentando um ótimo futebol e garantido a vaga sem muitos sustos, atrás apenas da Espanha na chave.

Agora, na Alemanha, o objetivo escocês é chegar à fase de mata-mata pela primeira vez em sua história num grande torneio, já que sempre foi eliminada na fase de grupos em suas participações em Copas do Mundo e Eurocopas.

A seguir, faremos uma análise detalhada do elenco da Escócia para a Eurocopa, bem como a possível escalação inicial e as chances de avançar para as oitavas de final da EM 2024. A seleção escocesa está no Grupo A da EURO 2024, junto a Alemanha, Suíça e Hungria.

Jogos da Escócia na EURO 2024

Partidas da Escócia EURO 2024

14/06/2024 – 16:00 🇧🇷 | 20:00 🇵🇹
19/06/2024 – 16:00 🇧🇷 | 20:00 🇵🇹
23/06/2024 – 16:00 🇧🇷 | 20:00 🇵🇹

Escócia no Grupo A da Eurocopa 2024

POS EQUIPE PTS PJ V E D GP GC SG
1
Alemanha
Alemanha
7 3 2 1 0 8 2 6
2
Suíça
Suíça
5 3 1 2 0 5 3 2
3
Hungria
Hungria
3 3 1 0 2 2 5 -3
4
Escócia
Escócia
1 3 0 1 2 2 7 -5
Lenda
  • Próxima Rodada
  • Possível classificação

>> Confira nosso guia do Grupo A da EURO 2024.

Elenco da Escócia para a Eurocopa 2024

O treinador Steve Clarke anunciou os convocados para a Eurocopa 2024 em meados de maio. Devido às lesões dos atacantes Lyndon Dykes e Ben Doak, foi necessário fazer ajustes no ataque:

Goleiros

  • Zander Clark (Hearts)
  • Angus Gunn (Norwich)
  • Liam Kelly (Motherwell)

Defensores

  • Liam Cooper (Leeds United)
  • Grant Hanley (Norwich)
  • Jack Hendry (Al-Ettifaq)
  • Ross McCrorie (Bristol City)
  • Scott McKenna (FC Copenhagen)
  • Ryan Porteous (Watford)
  • Anthony Ralston (Celtic)
  • Andy Robertson (Liverpool)
  • Greg Taylor (Celtic)
  • Kieran Tierney (Real Sociedad)

Meio-campistas

  • Stuart Armstrong (Southampton)
  • Ryan Christie (Bournemouth)
  • Billy Gilmour (Brighton)
  • Ryan Jack (Rangers)
  • Kenny McLean (Norwich)
  • John McGinn (Aston Villa)
  • Callum McGregor (Celtic)
  • Scott McTominay (Manchester United)

Atacantes

  • Che Adams (Southampton)
  • Lewis Morgan (NY Red Bulls)
  • James Forrest (Celtic)
  • Lawrence Shankland (Hearts)
  • Tommy Conway (Bristol City)

Análise do Elenco da Escócia para a Eurocopa 2024

A Escócia geralmente joga em uma formação 5-4-1, com dois laterais (Robertson e Hickey). Quando tem a posse de bola, os laterais avançam, e o meio-campista McGinn (artilheiro da equipe) se aproxima da área adversária. Pode-se dizer que é um sistema bastante defensivo, mas não se pode negar que tem funcionado bem até agora.

Goleiros

Não é exagero dizer que a posição de goleiro seja o maior problema da Escócia. O titular na Alemanha provavelmente será Angus Gunn (Norwich City). No entanto, até o final de 2023, Gunn ainda não tinha sequer 10 jogos pela seleção. Os goleiros reservas Liam Kelly (Motherwell) e Zander Clark (Heart of Midlothian) são ainda mais inexperientes em termos de jogos pela seleção.

Defesa

Capitão escocês e uma das estrelas desta Eurocopa 2024, Andy Robertson (Liverpool) é o dono da lateral esquerda, enquanto o trio da zaga deve ser formado por Grant Hanley (Norwich City), Kieran Tierney (Real Sociedad) e Ryan Porteous (Watford). O lateral-direito provavelmente será Anthony Ralston (Celtic). Além disso, estão disponíveis para a defesa Scott McKenna (FC Copenhagen) e Liam Cooper (Leeds United).

Meio-campo

Ele pode não ser tão conhecido quanto seu compatriota Andy Robertson, mas John McGinn (Aston Villa) mostra um desempenho espetacular por seu país. Embora jogue recuado no meio-campo, o jogador de 29 anos é o maior artilheiro do atual elenco da seleção escocesa. Ao seu lado na equipe titular, devem estar Scott McTominay (Manchester United) e Callum McGregor (Celtic Glasgow).

A Escócia conta ainda para o meio-campo com Stuart Armstrong (Southampton), Kenny McLean (Norwich City), Ryan Christie (Bournemouth), Billy Gilmour (Brighton) e Ryan Jack (Rangers).

Ataque

A Escócia joga geralmente com um único atacante. Lyndon Dykes (QPR) vinha sendo o dono da posição, mas ele está fora da Eurocopa devido a uma lesão. Desse modo, o lugar na escalação inicial escocesa deve ser ocupado por Che Adams (Southampton). Lawrence Shankland (Heart of Midlothian FC) e James Forrest (Celtic) também à disposição do treinador escocês.

Além disso, a Escócia perdeu o atacante Ben Doak (Liverpool) por lesão, e Lewis Morgan (NY Red Bulls) foi chamado para o seu lugar.

Raio X da seleção da Escócia

Informações🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿 Escócia
TécnicoSteve Clarke 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿
Principais títulosNão tem
ArtilheiroKenny Dalglish e Denis Law (30 Gols, cada)
Maior número de partidasKenny Dalglish (102 Partidas)
Estrela da seleçãoRobertson (Liverpool)
Jogador mais valiosoRobertson (30 milhões de euros, em 10.06.24)
Valor total210 milhões de euros (Data: 10.06.24)
Apelido“The Tartan Army”
Ranking da FIFA39 lugar (Data: 10.06.24)
Maior vitória11:0 frente à Irlanda (1901)
Maior derrota0:7 contra o Uruguai (1954)
Participações em Eurocopas4 (incluindo a de 2024)

Steve Clarke, o homem por trás do sucesso da Escócia

Comparando, por exemplo, o elenco da Espanha para a Eurocopa 2024 com o da Escócia, perceberemos que há uma grande diferença de nível entre os dois. No entanto, ambos estarão presentes no torneio na Alemanha. Mas como isso foi possível? O treinador da seleção escocesa, Steve Clarke, é o principal responsável pelo grande desempenho da Escócia, pois formou uma equipe confiável que parece ter força para enfrentar qualquer adversário.

Steve Clarke assumiu o cargo de treinador da seleção escocesa em 2019. Em quatro anos, conseguiu levar a Escócia pela segunda vez consecutiva à Eurocopa. Isso não acontecia desde 1992 e 1996. Embora os escoceses tenham sido eliminados na fase de grupos da Eurocopa 2021 sem vencer um único jogo, desta vez a equipe parece confiante o suficiente para alcançar as oitavas de final desta EURO 2024.

Os líderes da Escócia na Eurocopa 2024

Todos sabemos que a estrela da Escócia na Eurocopa 2024 é, naturalmente, Andy Robertson. O histórico de sucesso e as qualidades de liderança do jogador do Liverpool são indiscutíveis. No entanto, parece que um novo líder está surgindo nas fileiras escocesas. Estamos falando de Kieran Tierney. O jogador de 27 anos da Real Sociedad já jogou por um dos maiores clubes ingleses, o Arsenal, e agora está se estabelecendo como lateral em um clube espanhol da La Liga.

Devido à sua idade, é provável que Tierney suceda Robertson como lateral-esquerdo na seleção escocesa. No entanto, o capitão escocês ainda tem muito tempo pela frente, e levará alguns anos até que essa sucessão realmente aconteça.

Até onde a Escócia chegará na Eurocopa?

Embora a Escócia tenha se tornado uma força a ser reconhecida pelas outras equipes na Eurocopa 2024, ninguém espera que eles desempenhem um papel significativo na fase final de 2024. Por isso, não seria uma grande surpresa se eles forem eliminados na fase de grupos. Outras equipes, como Bélgica, Espanha, França, Inglaterra e Portugal, estão numa prateleira superior à escocesa, tanto que são considerados os favoritos a vencer a Eurocopa 2024.

No entanto, não seria a primeira vez que um azarão surpreende os favoritos. Basta lembrar de Marrocos, que chegou às semifinais da Copa do Mundo de 2022. Em um grande torneio, qualquer detalhe pode fazer com que uma equipe excelente seja eliminada precocemente e o azarão se destaque. Nas principais casas de apostas, você certamente pode aproveitar as altas odds para a Escócia na Eurocopa 2024.

>> Todas as seleções da Eurocopa 2024