Se Portugal tem seu caminho, a história pode se repetir em 2024. Antes da Euro 2016, ninguém tinha os ibéricos em seu radar como um sério candidato ao título. Eles foram contados entre o grupo estendido de favoritos. Mas a França, por exemplo, parece ser muito mais forte. Os portugueses provaram que todos os céticos estavam errados. Mas para que isto se repita na Eurocopa 2024 na Alemanha, os detentores do título de 2016 devem primeiro se qualificar.
E o Grupo J de Portugal é muito mais difícil do que parece na prática. Os adversários são Bósnia e Herzegovina, Islândia, Luxemburgo, Eslováquia e Liechtenstein. Os eslovacos, por exemplo, têm um esquadrão que na verdade é muito melhor do que a opinião pública sobre o assunto. Apenas consegue mostrá-lo muito raramente. Daremos uma olhada detalhada em tudo isso para você.
Tabela Eurocopa 2024 Qualificação Grupo J
Calendário do Grupo J para as eliminatórias Eurocopa 2024
Prognóstico para o grupo J de qualificação: pode haver surpresa?
Para garantir uma vaga para a Eurocopa na Alemanha no grupo J, é preciso terminar em 1º ou 2º lugar no grupo. Se isso não der certo, teoricamente ainda há uma chance por meio dos playoffs da Liga das Nações. Porém não se aplica a classificação de qualificação, mas sim ao resultado da Liga das Nações 2022/23. Serão atribuídas três vagas, que serão disputadas pelas quatro melhores equipes das ligas A, B e C que não conseguiram se qualificar regularmente.
Portugal 🇵🇹
A seleção portuguesa é extremamente forte. Não há dúvidas sobre isso. A equipe tem jogadores de alto nível como Bernardo Silva, Ruben Dias, João Cancelo, Bruno Fernandes ou João Félix, o que faz a seleção bater de frente com qualquer outra no mundo.
Portugal há muito superou Cristiano Ronaldo – e pode esperar ter alguns novos talentos a serem revelados. Exemplos incluem o lateral-esquerdo Nuno Mendes e Vitinha. Portugal é a seleção favorita no grupo J.
Bósnia e Herzegovina 🇧🇦
O futebol bósnio não é o que costumava ser há algum tempo. O melhor jogador da equipe, entretanto, é o zagueiro Anel Ahmedhodzic. Os bósnios ainda precisam contar com alguns veteranos. No meio-campo, estão Miralem Pjanic e Rade Krunic.
Na frente, tudo depende sempre do capitão Edin Dzeko. Mas os veteranos ainda trabalham. A Bósnia e Herzegovina teve algumas atuações fortes em 2022. Na Liga B da Liga das Nações, por exemplo, conseguiu superar a Finlândia, Romênia e Montenegro.
Islândia 🇮🇸
Entre 2016 e 2018, a Islândia escreveu uma história heróica de bravos azarões que podiam espalhar o terror nos corações das grandes equipes. No entanto, esse tempo agora está claramente acabado. A equipe continuou a encolher nos anos que se seguiram.
O ponto de viragem deverá suceder-se na qualificação da Eurocopa 2024. E, de fato, há esperança: com o meio-campista Isak Bergmann Johannesson, há um talento na equipe que os islandeses não tinham há muito tempo.
Luxemburgo 🇱🇺
Luxemburgo costuma ser visto como um pequeno time europeu e colocado no mesmo nível de Liechtenstein, por exemplo. Na verdade, porém, isso é um equívoco. Claro, a equipe não é uma das grandes equipes europeias. Mas existem alguns jogadores fortes em suas fileiras.
Estes incluem, por exemplo, Leandro Barreiro no centro e Christopher Martins Pareira no meio-campo defensivo. Na Liga das Nações, Liga C 2022/23, sofreu apenas uma derrota – e isso aconteceu contra a Turquia, vencedora do grupo, de quem arrancou um 3: 3 na frente de sua torcida.
Eslováquia 🇸🇰
O melhor defesa deste grupo não joga por Portugal, mas sim pela Eslováquia. Estamos falando sobre o capitão da equipe, Milan Skriniar. Ele tem um meio-campista muito bom em Stanislav Lobotka. Com David Hancko, outro zagueiro promissor está crescendo.
Existem também alguns jogadores que também ganharam experiência internacional a nível de clubes. No meio-campo ofensivo, isso se aplica a Ondrej Duda, por exemplo. No entanto, os eslovacos não conseguiram mostrar esse potencial recentemente. Na Liga das Nações disputou a Liga C e sofreu três derrotas (2x contra o Cazaquistão, 1x contra o Azerbaijão).
Liechtenstein 🇱🇮
Liechtenstein ocupava o 196º lugar no ranking mundial da FIFA na primavera de 2022. Isso é praticamente tudo o que há para saber sobre o time do Principado. É uma equipe de jogadores semi-amadores que, exceto os internacionais, não têm experiência em jogos contra times profissionais reais – e não treinam de acordo. A chance de classificação do Liechtenstein é praticamente inexistente.
Prognóstico: Portugal deve prevalecer sem dificuldades
Portugal tem time o suficiente para ser o líder neste grupo. Por um lado, isso ocorre porque a Eslováquia está tendo problemas para explorar o potencial de seus próprios jogadores. E, por outro lado, que os principais jogadores da Bósnia estão longe dos seus auges.
No entanto, Portugal não deve cair na armadilha de subestimar o seu adversário. Nesse caso, Bósnia e Herzegovina, Islândia e Eslováquia têm potencial para surpreender.