Já há algum tempo, a Hungria vem experimentando uma ascensão futebolística que o país não vê há muito tempo. Na Eurocopa de 2021, eles quase eliminaram a Alemanha da competição na fase de grupos. Na Liga das Nações de 2020, eles foram promovidos à Liga A. Na edição de 2022, eles não apenas se mantiveram, mas também deixaram a Alemanha e a Inglaterra para trás. Eles quase chegaram às quartas de final da Liga das Nações em 2023. Neste aspecto, no entanto, a Itália saiu em primeiro lugar. A recompensa pelo forte desempenho foi revelada no sorteio dos grupos de qualificação da Eurocopa 2024 na Alemanha. A Hungria foi o líder do grupo e pela primeira vez em décadas entra nos jogos como um dos favoritos.
A Sérvia, Montenegro, Bulgária e Lituânia tentarão pôr um fim aos fortes desempenhos da Hungria. Olhando para os participantes, outra história deste grupo é evidente por si só: Quatro das cinco equipes estão sediadas ao lado ou diretamente nos Bálcãs. Isto provavelmente criará uma atmosfera aquecida. Em particular, os jogos da qualificação da Eurocopa 2024 entre a Sérvia e Montenegro merecem uma atenção especial.
Tabela do Grupo G da Qualificação da Eurocopa 2024
Calendário de jogos do Grupo G da Qualificação da Eurocopa 2024
Análise: A Hungria vai conseguir manter a boa forma dos últimos anos?
Para se qualificar para a Eurocopa 2024 na Alemanha através do Grupo G é necessário terminar em primeiro ou segundo lugar. Aqueles que não o fizerem podem ainda ter uma chance através dos playoffs da Liga das Nações. Neste aspecto, entretanto, os resultados da qualificação são irrelevantes. Aqui, aplicam-se as apresentações da última fase de grupos da Liga das Nações. A Hungria, por exemplo, quase certamente estaria lá se não se qualificasse.
Hungria 🇭🇺
O jogador-chave do plantel húngaro é o meia-atacante Dominik Szoboszlai. A defesa central é formada pelos experientes Willi Orban e Attila Szalai. Atrás deles, Peter Gulacsci é na verdade um excelente goleiro. No entanto, resta saber quão rápido e bem ele se recupera de sua lesão grave na primeira metade da temporada 2022/23. No lado ofensivo, Roland Sallai também amadureceu e se transformou em um forte ponta direito.
Sérvia 🇷🇸
No papel, o esquadrão sérvio é muito melhor do que o da Hungria. Os dois centros avançados Dusan Vlahovic e Aleksandar Mitrovic, bem como o meio-campista Sergej Milinkovic-Savic, devem ser mencionados como exemplos. Jogadores desta classe simplesmente não existem na equipe húngara.
E na verdade, os sérvios não têm uma seção de equipe fraca. Somente Predrag Rajkovic não está exatamente no mesmo nível que muitos de seus companheiros de equipe. Na comparação internacional, no entanto, ele ainda é muito sólido.
Montenegro 🇲🇪
A seleção de Montenegro fica muito atrás da Sérvia e da Hungria. A equipe tem dois sólidos defensores em Stefan Savic e Adam Marusic. Uros Djurdjevic é também um centro de avanço igualmente sólido em um bom dia. No entanto, ele também permite a si mesmo muitos intervalos de tempo.
Bulgária 🇧🇬
A equipe búlgara tem se tornado cada vez melhor nos últimos anos e tem produzido alguns talentos promissores. No geral, no entanto, ainda lhe falta a qualidade necessária para fazer uma reclamação séria a um dos dois primeiros lugares em um qualificador. O melhor jogador é o capitão Kiril Despodov. A ponta direita, no entanto, está longe do que geralmente é considerado como o nível superior europeu.
A mesma conclusão deve, portanto, ser tirada para o resto da equipe. Com Ilia Gruev, eles têm apenas um jogador em suas próprias fileiras, que recebe tempo de jogo regular em um time em uma das ligas mais importantes da Europa.
Lituânia 🇱🇹
A Lituânia tem uma das seleções mais fracas nas eliminatórias do Euro 2024 – como sempre foi, na verdade. A qualidade da equipe não mostra talento em nenhuma área para ser verdadeiramente competitiva. Nem um único jogador atua em uma liga europeia superior. Para a Lituânia, seria um sucesso gigantesco se a equipe não terminasse em último lugar no grupo das eliminatórias.
Naturalmente, isto não é realista. Até mesmo os búlgaros são tão mais fortes que têm de conseguir todos os pontos contra a Lituânia. Portanto, se a equipe terminar com mais de zero pontos, a qualificação será considerada um sucesso geral.
Previsão: As previsões são difíceis
As previsões de qualificação do Grupo G para a EURO 2024 na Alemanha não são fáceis. No papel, a Sérvia deve ocupar o primeiro lugar graças à sua seleção. Muitos livreiros, portanto, favorecem a equipe. Entretanto, a experiência dos últimos anos fala claramente contra o que aparece no papel.
Os húngaros têm sido tão consistentemente bem-sucedidos contra equipes que são ainda melhores do que os sérvios que realmente só pode haver uma conclusão: O elenco deles é muito subestimado. Aqueles que podem se impor contra a Inglaterra, Alemanha e, em certa medida, Itália, também podem prevalecer neste grupo. Portanto, vemos a Hungria e a Sérvia (em qualquer ordem) nos dois primeiros lugares. Seguem Montenegro, Bulgária e Lituânia.