Quando o Grupo D da qualificação da Eurocopa 2024 na Alemanha foi sorteado, ele não recebeu tanta atenção quanto alguns dos outros grupos. Realisticamente, não existe um par de nomes realmente grandes, como França e Holanda ou Inglaterra e Itália.
Entretanto, um olhar mais atento revela que esta impressão é enganosa: com a Croácia, o País de Gales e a Turquia, há três equipes neste grupo de qualificação para a Eurocopa 2024 que têm potencial de fazer parte da Eurocopa 2024. Além disso, há a Armênia e a Letônia. Embora essas equipes sejam inferiores, elas ainda podem roubar pontos valiosos em partidas individuais – e assim desempenhar um papel decisivo. Analisamos aqui o tudo o que você precisa saber sobre o Grupo D.
Tabela Eurocopa 2024 Qualificação Grupo D
Calendário do Grupo D para as eliminatórias Eurocopa 2024
Análise do Grupo D de Qualificação para a Eurocopa: A Croácia é a favorita
Na teoria, a Croácia é a favorita no grupo. O elenco da equipe dos Bálcãs é o mais forte. Dessa forma, os croatas deveriam conseguir um dos dois primeiros lugares no grupo. Isto lhes daria o direito de participar do da Eurocopa. Mas, como todos sabemos, teoria é uma coisa – e prática é algo completamente diferente.
Croácia 🇭🇷
Os croatas conhecem jogadores como o zagueiro central Josko Gvardiol, o meio-campista Mateo Kovacic, Marcelo Brozovic e Luka Modric, que aparentemente são “imunes” ao envelhecimento, pois ainda estão em uma boa fase. Muitos dos jogadores estão em seu auge durante as eliminatórias. Alguns dos jogadores deveriam, portanto, dar outro grande salto como o Lovro Majer, que está em casa no meio-campo ofensivo. A Croácia na qualificação da Eurocopa 2024 tem uma excelente equipe, e é por isso que é a favorita para ser a líder do grupo D.
País de Gales 🏴
A equipe galesa não é tão fraca quanto muitos pensam, mas não conseguem demonstrar força como equipe na prática. O melhor jogador é o lateral esquerdo Ben Davies. A opinião geral é que Brennan Johnson está demonstrando um futebol cada vez melhor com o tempo. Daniel James e Harry James são mais dois jogadores atacantes promissores. Os dias em que o País de Gales dependia do gênio e da loucura de um Gareth Bale já se foram há muito tempo.
Turquia 🇹🇷
A Turquia não se classifica para uma Copa do Mundo desde que começou a competir na Europa e não na Ásia. A última vez que jogou em uma final foi em 2002. Nos dois últimos campeonatos europeus, a equipe ganhou elegibilidade, mas foi eliminada na rodada preliminar a cada vez. Em 2021, eles foram derrotados pela Itália, pela Suíça e por seus atuais adversários do País de Gales nas eliminatórias.
No entanto, a Turquia está nominalmente bem equipada nas eliminatórias para o Campeonato Europeu de 2024: jogadores como Hakan Calhanoglu, Merih Demiral e Orkan Kökcü são apenas alguns dos nomes que testemunham isso. Teoricamente falando, a Turquia tem a potência necessária para lutar por uma qualificação.
Armênia 🇦🇲
Os armênios não têm a qualidade em seu plantel para desafiar seriamente qualquer uma das três equipes apresentadas anteriormente durante as eliminatórias. No entanto, isto não significa que não existam jogadores bons. Os armênios têm dois deles, ambos em casa no meio-campo de ataque, a saber, Eduard Spertsyan e Lucas Zelarayan. Depois há o centroavante Sargis Adamyan, que joga na Bundesliga alemã pelo 1. FC Köln.
No passado, este material do jogador era suficiente para surpreender em alguns jogos de uma rodada de qualificação, mas não em todos. O Grupo B da Liga das Nações era claramente grande demais para os armênios, que perderam cinco de seus seis jogos. No entanto, eles conseguiram uma vitória surpresa de 1×0 contra a Irlanda.
Letônia 🇱🇻
A Letônia não tem um único jogador em suas fileiras que possa competir em nível europeu superior – ou que seja até mesmo adequado para as ligas belga, austríaca ou suíça. O centroavante Raimonds Krollis está possivelmente se tornando um jogador equivalente, mas ele ainda não tem a capacidade de desempenho.
Na Liga das Nações 2022/23, os letões jogaram pela última vez na Liga D, mas se saíram muito bem aqui. Eles perderam apenas uma partida (contra a Moldávia), venceram quatro jogos e empataram uma vez (Andorra). Assim, eles asseguraram o primeiro lugar em sua própria divisão. Longe deste grupo de classificação, este fato deve ser levado em conta porque a Letônia provavelmente terá a chance de ganhar seu bilhete para a Alemanha através das finais da Liga das Nações.
Previsão: Será difícil para a Turquia
O que já foi dito acima ainda é válido para a previsão: a Croácia tem tudo para ser primeira do grupo. O elenco é tão mais forte que isso deve valer a pena no decorrer dos oito jogos. A questão de quem vai ganhar o segundo lugar é muito mais complicada. De um ponto de vista puramente de força de esquadrão, na verdade deveriam ser os turcos.
Mas os galeses são apenas ligeiramente mais fracos e provaram por sua vez que sabem o que têm que fazer em jogos importantes. Portanto, será difícil para a Turquia qualificar-se diretamente. Afinal, a equipe de Stefan Kuntz conseguiu ser promovida à Liga B na Liga das Nações. Portanto, eles também devem competir nos playoffs.