Quando os grupos da qualificação da Eurocopa 2024 na Alemanha foram sorteados, havia murmúrios regulares dos espectadores no salão de exposições de Frankfurt quando se tratava das seleções sorteadas para competir no grupo B.
Reuniram-se aqui vários jogadores de alto nível que não só têm aspirações de alcançar a Eurocopa 2024, mas também de ter chance para o título do campeonato: França e Holanda. A Grécia, campeã europeia de 2004, também está no grupo. A Irlanda, a quarta equipe, tem um esquadrão forte. A única equipe a ter pena de Gibraltar está em quinto lugar, que dificilmente terá alguma chance. Mas vamos nos atrever a analisar.
Tabela Eurocopa 2024 Qualificação Grupo B
Calendário do Grupo B para as eliminatórias Eurocopa 2024
Análise: Pode haver uma surpresa?
As passagens do Grupo B para a EURO 2024 serão concedidas às duas equipes que terminarem em primeiro e segundo lugar após a classificação para a Eurocopa 2024. Todas as equipes jogarão umas com as outras duas vezes antes. Cada equipe tem direito de voltar para casa uma vez nestes duelos.
No papel, devem ser a França e a Holanda que devem sair por cima. Seria uma surpresa se outra equipe conseguisse superar algum dos gigantes. A maioria dos especialistas considera a Irlanda como o candidato mais promissor nesta matéria.
França 🇫🇷
Não há muito a dizer sobre o elenco do Les Bleus. Ele está consistentemente repleta de jogadores de qualidade. Jogadores como Kylian Mbappé, Antoine Griezmann, Christopher Nkunku ou até mesmo Ousmane Dembele formam uma linha de ataque que não é vista com frequência no mundo.
No meio-campo, os talentos do século em Aurelien Tchouameni e Eduardo Camavinga estão finalmente prontos para desempenhar um papel importante. Na defesa, profissionais como Raphael Varane, Ferland Mendy, Dayot Upamecano e William Saliba estão disponíveis. É notável o número de jogadores que também são muito jovens. Esta equipe é uma máquina.
Holanda 🇳🇱
Os holandeses não são tão fortes quanto os franceses. Porém, não deixa de ter jogadores excepcionais em várias posições. Exemplos disso são Matthijs de Ligt e Virgil van Dijk na defesa central. Frenkie de Jong, Ryan Gravenberch ou Teun Koopmeiners no meio-campo também são excelentes. Com Arnaut Danjuma, os holandeses também têm um excelente centroavante em suas fileiras.
Os holandeses também podem contar com uma forte formação de bloqueio, já que há regularmente cerca de dez jogadores do Ajax Amsterdam na escalação. E o melhor clube holandês provou nos últimos anos que é absolutamente competitivo novamente a nível internacional.
Irlanda 🇮🇪
Os irlandeses têm um nível bem mais baixo em comparação com as duas primeiras equipes mencionadas. Entretanto, isto não muda o fato de que Gavin Bazunu no gol, Nathan Collins na defesa central e Matt Doherty na direita formam uma forte aliança defensiva. Na frente, no entanto, a qualidade cai. Os atacantes, em particular, carecem de pessoal que possa competir no mais alto nível.
Grécia 🇬🇷
A Grécia lutou com um período de fraqueza por alguns anos. Os gregos não se qualificaram para as Eurocopas de 2016 e 2021. As coisas correram comparativamente mal nos campeonatos mundiais. Eles não se qualificaram nem para a Copa do Mundo de 2018 na Rússia nem para a final no Catar. Aqui, porém, eles também tiveram que lidar com a Espanha e a Suécia. O elenco, no entanto, dá esperança de que as coisas possam melhorar novamente.
Com Odisseas Vlachodimos, Konstaninos Mavropanos e Kostas Tsimikas, eles têm fortes jogadores defensivos em suas fileiras. Com o capitão Anastios Bakasetas e Giorgos Masouras, há também alguns jogadores fortes na ofensiva.
Gibraltar 🇬🇮
Gibraltar não tem um único jogador disponível que possa jogar e treinar a um nível verdadeiramente profissional. A maioria dos jogadores teria dificuldades para fazer aparições regulares nas ligas superiores da Europa nas quarta e quinta divisões. Para Gibraltar, portanto, as eliminatórias não se tratam, de alguma forma, de surpreender e garantir um bilhete para a Alemanha. Em vez disso, seria um grande triunfo se o país pudesse conseguir até mesmo um único ponto.
Previsão: A França e a Holanda são muito fortes
Em quase todos os outros grupos da qualificação, a Irlanda e provavelmente a Grécia seriam consideradas como tendo uma chance de ganhar uma vaga para o Campeonato Europeu de 2024. O segundo lugar é sempre possível com um plantel que ambas as equipes têm à sua disposição, se as coisas correrem bem. Mas para a tragédia das equipes, elas acabaram no grupo B, e a França e a Holanda são muito provavelmente fortes demais para eles.
Há realmente apenas duas perguntas no Grupo B: Quem terminará em primeiro? França ou Holanda? E quem terminará em terceiro e, portanto, talvez tenha uma chance de participar da Eurocopa através da repescagem da Liga das Nações? Irlanda ou Grécia?