A 17ª edição da Eurocopa terá início em 14 de junho de 2024. O país anfitrião da Eurocopa 2024 será a Alemanha. Os fãs da equipe da DFB, portanto, não precisam se preocupar se sua equipe pode garantir um dos 24 pontos de partida. Ela é automaticamente qualificada. Mais de 50 outras nações da UEFA estão lutando no Classificação Eurocopa 2024 de março de 2023 a novembro do ano para mais 20 ingressos. Aqueles que não são bem sucedidos nos grupos das eliminatórias do Euro 2024 não têm que enterrar suas esperanças de participar na Alemanha.
Neste caso, a repescagem do Campeonato Europeu ainda pode salvar o dia. Desde a última Eurocopa, no entanto, eles têm tido um nome diferente: Playoffs da Liga das Nações da UEFA. Sua composição depende em grande parte das mais recentes competições de equipes nacionais na Europa. Nós os apresentamos aqui, explicamos os pontos mais importantes de uma maneira fácil de entender e assim lhe damos todo o conhecimento necessário quando a bola está rolando.
Todas as informações sobre os playoffs da EURO 2024
⚽ Torneio | Playoffs da Liga das Nações 2024 |
🗓️ Data | 21 + 26 de março de 2024 |
🌍 Times | 12 |
🔢 Posições premiadas | 3 |
📺 Transmissão das partidas | uefa.com |
🔮 Sorteio das Playoffs | 23.11.2023, 11:00 |
Calendário de jogos da Eurocopa 2024 Playoffs
Playoffs A
Playoffs B
Playoffs C
O caminho para a Eurocopa 2024 através da Liga das Nações
Ao projetar a Liga das Nações, a UEFA estava preocupada que a nova competição pudesse ser reprovada por diversas equipes. A associação continental decidiu, portanto, reservar um certo número de lugares de partida para a Liga das Nações.
Aqueles que se saíram particularmente bem na fase de grupos da nova competição teriam uma chance de participar – não importa quão boa ou ruim fosse a qualificação regular. Na Euro 2021, quatro ingressos foram alocados para a Liga das Nações da UEFA para seus playoffs. Cada uma das quatro ligas tinha direito a um lugar de partida e podia, portanto, realizar seus próprios play-offs.
Como serão determinados os times participantes das playoffs da Liga das Nações Unidas da UEFA
Há uma questão de como serão determinados os participantes nos playoffs da Liga das Nações. O princípio é realmente muito simples: as quatro melhores equipes das ligas individuais da fase de grupos da Liga das Nações 2022/23 que não se qualificaram regularmente participam dos playoffs.
Um exemplo ilustrará ainda mais isto: A Grécia já poderia assegurar a vitória em seu próprio grupo da Liga C em junho de 2022. O país pode fazer o que quiser nas eliminatórias. Em qualquer caso, está na repescagem. Mas vamos supor que a Grécia se qualifica de forma regular: neste caso, seu próprio lugar de partida para a repescagem vai para o próximo melhor time da Liga C que não o fez.
Diferenças em relação aos play-offs da Liga das Nações para o Euro 2021
Devido à pré-qualificação da Alemanha, porém, há apenas três, em vez de quatro, ingressos para a Liga das Nações 2022/23. A Liga D perdeu seu lugar seguro como titular. Esta decisão foi tomada tendo em vista que, em primeiro lugar, pelo menos as equipes da divisão correspondente estão na bola e, em segundo lugar, elas têm as piores perspectivas esportivas de disputar um Campeonato Europeu de sucesso.
Modo das partidas da repescagem
As quatro equipes jogam uma contra a outra em duas partidas semifinais. Não há uma segunda etapa, mas apenas uma partida. Caso contrário, aplica-se o modo normal de mata-mata. Os vencedores jogam um contra o outro na final. Aqui, o vencedor recebe o lugar de partida como uma das 24 equipes do Euro 2024. Um dos quatro países das quatro equipes sediará a repescagem. No entanto, há considerações a serem feitas para dar estes jogos à Alemanha.
O plano é que as finais se realizem de 21 a 26 de março de 2024. As semifinais serão disputadas em dois dias consecutivos. Após um intervalo de dois (ou três) dias, o duelo decisivo acontecerá.
O passado recente nos ensinou que estas programações de jogos não são estabelecidas como o planejado. Mas temos esperança de que desta vez tudo funcione como planejado.
Apesar de a Liga D das Nações ter perdido seu próprio bilhete, uma de suas equipes pode participar da Eurocopa 2024. Se tantos times de uma divisão se qualificam regularmente que não há titulares suficientes para os play-offs, os times da Liga D preenchem. A mais alta divisão é uma das principais candidatas a isso.
Não é mesmo improvável que todas as equipes sejam regulares ou pré-qualificadas (Alemanha). Neste caso, portanto, todos os quatro lugares iniciais nos play-offs iriam para a Liga D. Assim, seria certo que uma equipe desta divisão participaria da Eurocopa.
É altamente provável que seja este o caso. Já para a Copa do Mundo de 2022 no Catar, dois lugares iniciais foram reservados para os times da repescagem da Liga das Nações. Este sistema foi geralmente considerado como tendo provado seu valor. Entretanto, resta saber se exatamente a mesma modalidade será usada para a Copa do Mundo de 2026 na América do Norte, já que 48 equipes participarão da final pela primeira vez e a Europa terá direito a mais três pontos de partida.