Eles são considerados os “inimigos da felicidade”. Entram em campo com o objetivo de impedir a festa dos torcedores. Mas ainda assim conseguem se transformar em grandes ídolos do futebol. Diz o ditado que “todo grande time começa com um grande goleiro”, e a história não é diferente para as seleções nacionais. A equipe que quiser vencer a final da Eurocopa 2024 precisa ter um craque também sob suas traves.
Basta tomar como exemplo o que aconteceu na Copa do Mundo de 2022 no Catar. Toda a expectativa recaía sobre Lionel Messi, mas sem as brilhantes atuações de Emiliano Martinez, a Argentina provavelmente não teria conquistado o título.
O mesmo aconteceu na Eurocopa 2021. Gianluigi Donnarumma foi um dos principais responsáveis pelo título italiano. E agora, qual goleiro se tornará imortal na Eurocopa 2024? Apresentamos os favoritos.
Quem será o melhor goleiro na Eurocopa 2024? Os favoritos
- Unai Simon – Espanha 🇪🇸
- Gianluigi Donnarumma – Itália 🇮🇹
- Dominik Livakovic – Croácia 🇭🇷
- Jordan Pickford – Inglaterra 🏴
- Mike Maignan – França 🇫🇷
Unai Simon – Espanha 🇪🇸
Unai Simon não costuma figurar nas listas de melhores goleiros do mundo (ou da Europa). Na seleção espanhola, ele carrega o peso de substituir dois grandes astros: David de Gea e Iker Casillas.
Ainda assim, Simon teve um bom desempenho na Eurocopa 2021. Um ano depois, no Catar, o goleiro sofreu com o turbilhão que arrastou a Espanha para baixo. Suas atuações pessoais, no entanto, não foram ruins.
Na partida da fase de grupos contra a Alemanha, por exemplo, o goleiro do Athletic Bilbao impediu a derrota. Mas, mesmo assim, Simon ainda não foi capaz de convencer os espanhóis de que ele pode ser o dono da camisa 1 Fúria. A EURO 2021 é sua chance de silenciar todos os céticos.
Gianluigi Donnarumma – Itália 🇮🇹
Na Itália, Donnarumma vive uma situação semelhante à de Unai Simon. O peso de substituir uma lenda do futebol como Gianluigi Buffon colocou sob seus ombros uma responsabilidade que poucos podem suportar.
No entanto, Donnarumma se mostrou, desde o início, capaz de dissipar as dúvidas sobre seu talento. E há quem sonhe que ele pode ser ainda melhor do que Buffon.
Algumas de suas atuações com a camisa da Itália na Eurocopa 2021 entraram para a história: com 1168 minutos sem levar um gol, ele bateu um novo recorde italiano.
Além disso, Donnarumma foi o primeiro goleiro a ser eleito o melhor jogador de um Campeonato Europeu. O desempenho brilhante na EURO 2021 lhe valeu a transferência, no mesmo ano, para o Paris Saint-Germain.
Na Alemanha, o goleiro terá como missão levar a torcida a esquecer a frustração de não se classificar para a Copa do Mundo de 2022. Um novo título na Eurocopa 2024 deve ser mais do que suficiente para isso.
Dominik Livakovic – Croácia 🇭🇷
Livakovic disputou uma Copa do Mundo de 2022 tão espetacular que chegou a estar ligado ao Bayern de Munique em alguns momentos durante o torneio. Para muitos torcedores, ele era relativamente desconhecido, pois em toda a sua carreira profissional defendeu o Dínamo de Zagreb.
E esta opção de carreira o transformou em um goleiro vencedor: Livakovic soma seis campeonatos nacionais, duas copas e três supercopas no futebol croata. Pela seleção da Croácia, o goleiro prova regularmente que é o dono da camisa 1, com atuações seguras diante de adversários imponentes.
Foi Livakovic que defendeu a cobrança de Rodrygo na disputa de pênaltis entre Croácia e Brasil, que acabou com o sonho da seleção brasileira de vencer a Copa do Mundo de 2022 no Catar.
Jordan Pickford – Inglaterra 🏴
Pickford é também um bom candidato para se tornar o melhor goleiro da Eurocopa 2024. O goleiro do Everton soma mais de 50 jogos com a camisa da Inglaterra. Foi ainda graças a ele que os Três Leões conseguiram chegar à final do Campeonato Europeu de 2021.
Suas atuações pela seleção inglesa deveriam garantir a sua titularidade na EURO 2024, mas as coisas não são tão simples assim. O jovem Aaron Ramsdale, do Arsenal, tem crescido constantemente e pode assumir a titularidade da equipe de Gareth Southgate. Será interessante ver em quem o técnico vai depositar sua confiança na Alemanha.
Mike Maignan – França 🇫🇷
Hugo Lloris foi provavelmente o maior nome a anunciar sua aposentadoria após a Copa do Mundo de 2022. E isso naturalmente gerou uma mudança no gol da seleção francesa. Mas Mike Maignan quer mostrar que nem toda mudança é para pior.
Suas excelentes atuações com a camisa do Milan tem sugerido que os franceses não sentirão muitas saudades de Lloris na EURO 2024. Quando estiver na Alemanha, Maigan vai comemorar seu 29º aniversário. Portanto, estará em seu auge físico e técnico. E estará ansioso para mostrar ao mundo que ele é mais do que apenas o sucessor de Lloris.
E quanto ao goleiro da Alemanha?
Normalmente, uma lista como esta inclui sempre o goleiro alemão. Mas a situação é complicada. Manuel Neuer se lesionou tanto seriamente enquanto esquiava, em dezembro de 2022, que apenas no fim de 2023 voltou a atuar com regularidade pelo Bayern de Munique. Aos 38 anos, muitos duvidam de que ele será capaz de voltar à sua forma antiga.
Seu substituto na seleção alemã foi Marc-André ter Stegen, do Barcelona. Mas com a volta de Neuer à titularidade do Bayern de Munique, a briga pela camisa 1 da Alemanha na Eurocopa 2021 promete ser intensa e animada.