Em 2024, a rodada final do Campeonato Europeu acontecerá na Alemanha. Foi sempre pretendido como um retorno à normalidade. Afinal de contas, o torneio anterior foi realizado em toda a Europa, e a Copa do Mundo 2022 teve que ser transferida para o inverno. Mas a medida em que a normalização se tornaria necessária não era de fácil previsão.
Coisas que sempre foram um assunto de curso em tais torneios, tais como a exibição pública ou os torcedores no estádio, retornarão na Eurocopa 2024. Isto também se aplica a Colônia, uma das sedes do Campeonato Europeu. O Rheinenergiestadion Köln (durante o Campeonato Europeu, simplesmente “Stadion Köln”) é uma das arenas mais tradicionais da República Federal da Alemanha. Portanto, não se tratava realmente de saber se o torneio também seria realizado na cidade catedral.
Fatos e dados sobre o Stadion Köln em Colônia
🏟️ Capacidade: 46.922 lugares
🎉 Inauguração: 1923
🏗️ Arquitetos: Gerkan, Marg und Partner/ Schlaich Bergermann Partner
🏠 Equipe principal: 1. FC Köln
💰 Custo: Aprox. 200 milhões de euros (117,5 milhões de euros nas últimas grandes conversões).
Detalhes sobre o estádio EURO 2024 em Colônia
O Stadion Köln (Rheinenergiestadion) é, sem dúvida, mais conhecida sob seu antigo nome: De 1923 a 2001 foi chamada de Müngersdorfer Stadion. De 1920 a 1923, o nome da área era muito semelhante ao do Sportpark Müngersdorf. Originalmente, o local onde hoje se encontra a arena era o lar dos militares.
Entretanto, devido ao Tratado de Versalhes, não foi mais permitido permanecer no local após a Primeira Guerra Mundial. O prefeito de Colônia na época, Konrad Adenauer, que mais tarde se tornaria o primeiro chanceler alemão, fez campanha para que um centro esportivo fosse construído no lugar.
Adenauer também é responsável pela política do “cinturão verde” e pela universidade da cidade. A construção começou na mesma época e pela mesma razão. Mas de volta a Müngersdorf: a cidade começou a comprar terrenos de particulares em grande escala para completar o local.
Além de uma “arena principal” com capacidade para 80.000 espectadores, seriam construídas duas arenas menores e instalações esportivas para outras diversas disciplinas. Entretanto, somente o estádio estava pronto para a inauguração em 1923.
A Arena de Colônia foi substituída como o maior estádio da Alemanha
Até a abertura do Olympistadion de Berlim em 1936, a arena em Colônia era a maior da Alemanha. Durante a Segunda Guerra Mundial, no entanto, o estádio sofreu graves danos – e depois, houve outras coisas com que se preocupar além da renovação ou de um novo edifício. Isto deveria acontecer antes da Copa do Mundo de 1974, para que o torneio pudesse ser realizado ali.
Além disso, Colônia tinha duas equipes da primeira divisão ao mesmo tempo que tinham que jogar em um hipódromo. Entretanto, a prefeitura não quis contribuir com o dinheiro necessário a partir de seu próprio orçamento. Como resultado, Colônia perdeu a Copa do Mundo e o Westfalenstadion foi construído em Dortmund como uma alternativa. Hoje o BVB Stadion em Dortmund é também um dos 10 estádios da EURO 2024.
Conversão para a Copa do Mundo de 2006
Em Colônia, pelo menos, foram realizadas certas medidas de renovação. O FC pôde, portanto, se mudar para lá. Além disso, Colônia foi uma das sedes para o Campeonato Europeu de 1988, que também foi realizado na República Federal. No entanto, o estádio de Müngersdorf recebeu apenas duas partidas. Em 2000, a Alemanha venceu a licitação para a Copa do Mundo de 2006, então ficou claro que o antigo estádio não poderia permanecer igual. Rapidamente foi encontrado um patrocinador de nome que forneceu o dinheiro necessário para uma grande reconstrução.
De 2001 a 2004, o estádio de Müngersdorf foi transformado em uma arena de futebol puro que leva seu nome atual. Em 2005, durante a Copa da Confederação, o novo estádio foi autorizado a se apresentar no grande palco pela primeira vez. A Copa do Mundo seguiu um ano depois. Desde 2010, o estádio também é o lar da final da Copa Feminina da Alemanha. Na temporada 2019/20, a final da Liga Europa também foi realizada na arena. O maior evento não esportivo foi o serviço de abertura do 20º Dia Mundial da Juventude, na presença do Papa Bento XVI.
Um retrato da sede da EURO 2024 em Colônia
Com 1,1 milhão de habitantes, Colônia é a maior cidade da Renânia do Norte-Vestfália e a quarta maior metrópole da República Federal. Também faz parte da conurbação Reno-Ruhr, que compreende dez milhões de pessoas. Não há cidade mais densamente povoada em toda a República Federal.
Além disso, Colônia provavelmente também teria se tornado a capital da Renânia do Norte-Vestfália se Bonn não tivesse sido escolhida como a capital federal. Havia receios de que a proximidade de Colônia faria dela a capital não oficial da Alemanha se o governo estadual do maior estado federal também estivesse localizado lá.
A própria Colônia é uma fundação romana. Ainda hoje, vestígios de Colonia Claudia Ara Agrippinensium ainda podem ser vistos em muitos lugares. Finalmente, o próprio nome também faz parte dele. Köln ou Kölle é a versão de Colônia em alemão médio-baixo. Na Idade Média, Colônia tornou-se primeiro um bispado e finalmente um arcebispado. É por isso que a catedral foi construída, que ainda hoje é o grande marco da cidade.
O que fazer em Colônia, sede da EURO 2024
Além da catedral, as pontes do Reno e os arranha-céus do Reno estão entre os pontos turísticos mais famosos da cidade. O mesmo se aplica à faixa verde, à muralha medieval da cidade de Hansaring ou à sinagoga. Numerosos outros lugares também mereceriam ser mencionados – mas simplesmente são muitos demais.
Em termos de esporte, além do 1. FC Colônia no Stadion Köln (Rheinenergiestadion), a Arena Lanxess em Deutz é particularmente digna de menção. Handball, basquetebol e hóquei no gelo são esportes regularmente jogados lá. Além disso, grandes eventos de exibição pública são freqüentemente realizados – provavelmente também como parte do Campeonato Europeu 2024.