Em termos de esporte, Frankfurt é uma das cidades mais importantes da Alemanha. Isto é especialmente verdadeiro para o futebol. Primeiramente, a Federação Alemã de Futebol (DFB) está sediada nesta cidade. Em segundo lugar, o Eintracht Frankfurt, um dos melhores clubes do país, joga em Main. Com o FSV, há também outro clube que joga na segunda divisão. Com Mainz 05, outro clube muito bom que também está localizado muito próximo.
Darmstadt e Offenbach também não estão longe e são o lar de clubes que têm chegado à Bundesliga de vez em quando. Em princípio, ficou claro desde o início que Frankfurt seria o palco da EURO 2024. Então lhes apresentamos o Frankfurt Stadion (também conhecido como Deutsche Bank Park), e anteriormente conhecido como Waldstadion, como a arena e a cidade como sede.
Fatos e dados sobre o Frankfurt Stadion
🏟️ Capacidade: 48.057 lugares
🎉 Inauguração: Maio de 1925
🏗️ Arquitetos: gmp
🏠 Equipe principal: Eintracht Frankfurt
💰 Custo: 400 milhões de euros
Todas as informações sobre o estádio da EURO em Frankfurt
Não está claro se a arena é um dos estádios mais antigos ou mais jovens da Alemanha. Originalmente, a instalação foi chamada Waldstadion e foi construída já em 1925. Ao longo dos anos, no entanto, ele foi fundamentalmente reconstruído tantas vezes que alguns observadores dizem que as instalações de hoje são na verdade o quarto estádio no mesmo local. O custo total desde 1925 está estimado em 400 milhões de euros. A última fase de construção entre 2002 e 2005 (somente para a Copa do Mundo de 2006) teria custado 190 milhões de euros.
Waldstadion como estádio não-oficial da DFB em vez de Olympia
Originalmente, foi construído um estádio multifuncional. Há muito tempo Frankfurt sonhava em sediar um dia os próprios Jogos Olímpicos. O Waldstadion teria então se tornado a arena olímpica. Como é bem sabido, nada disso aconteceu. Com cada fase de construção, a arena se tornou cada vez mais um estádio de futebol puro. Em grande parte, este processo já havia sido completado pelas medidas correspondentes entre 1972 e 1974. Naquela época, a arena estava preparada para ser a sede da Copa do Mundo de 1974. Durante o torneio, a Alemanha derrotou a Polônia por 1:0 na “Batalha das Águas de Frankfurt” e conseguiu entrar na final para ganhar o título.
Nos anos 80, o Waldstadion era o estádio não-oficial da DFB. A Supercopa e várias finais da Copa da DFB foram jogadas aqui. A arena também foi a sede no Campeonato Europeu de 1988, para o qual foram construídas pela primeira vez áreas VIP. Um placar moderno também foi instalado. Artistas como Bruce Springsteen, Madonna, Tina Turner, U2 e Michael Jackson já realizaram concertos. A final da Copa UEFA de 1980 também foi realizada no Waldstadion.
Copa do Mundo trouxe telhado dobrável
Com as reformas para a Copa do Mundo de 2006, também foi instalada uma cobertura dobrável, testada pela primeira vez na da Copa das Confederações de 2005, que, no entanto, foi um fracasso. Frankfurt foi o palco da final e naquele dia chovia muito. Porém, a estrutura do telhado tinha um buraco fazendo com que a chuva caísse como uma cachoeira!
Após a Copa do Mundo de 2006, Frankfurt também foi palco da Copa do Mundo Feminina de 2011. Outros esportes de grama, como o futebol americano, também usam a arena – por exemplo, em 2010, como parte do Campeonato Europeu. O estádio também foi por muito tempo a casa do Frankfurt Galaxy.
Esse será a EURO 2024 em Frankfurt / Main
Com cerca de 770.000 habitantes, Frankfurt am Main é uma das cinco maiores cidades da Alemanha. E 2,3 milhões de pessoas vivem apenas na área metropolitana em torno da metrópole Main. Na região metropolitana de Frankfurt Reno-Main, existem aproximadamente 5,8 milhões de pessoas. No entanto, não é a capital do estado de Hesse.
Essa honra vai para Wiesbaden. O motivo é bastante empolgante: originalmente, Frankfurt deveria ser a capital da República Federal. Estava previsto, no entanto, que nenhuma capital estadual se tornasse capital federal ao mesmo tempo. A sede do governo, portanto, tornou-se Hessen. No entanto, Konrad Adenauer fez questão de que a escolha da capital federal recaísse sobre Bonn.
As raízes históricas de Frankfurt remontam à época dos romanos. No entanto, só se tornou interessante para grandes medidas estruturais na Idade Média. Havia um vau no Main que permitia uma travessia segura. Os Francos aceitaram com gratidão – o que, ao mesmo tempo, deu um nome ao novo povoado.
Frankfurt já foi uma residência real por alguns anos durante o primeiro império. Charles VII ficou quase três anos. Frederico II também foi repetidamente um convidado no antigo palácio real e garantiu que estaria diretamente subordinado ao monarca e não a um soberano. No século 19, Frankfurt se tornou o ponto de encontro do Parlamento de Paulskirchen na esteira da revolução de 1848/49. Berlim e Viena estavam fora de questão como locais devido à sua proximidade com os monarcas mais importantes da época.
Os mais importantes pontos turísticos + esportes em Frankfurt am Main
A Igreja de São Paulo é um dos pontos centrais da cidade. O mesmo se aplica ao Römer e Goethestraße. O distrito bancário “Mainhatten” é o lar de edifícios como o BCE e o Deutsche Bundesbank, que também podem ser visitados.
Em termos de esporte, não apenas a DFB está sediada aqui, mas também a Confederação Alemã de Esportes Olímpicos e a Federação Alemã de Automobilismo que também encontrou sua casa em Frankfurt.
Um resumo de todos os 10 estádios EURO 2024.