Dortmund é, sem dúvida, uma das capitais do futebol alemão. O BVB é o segundo clube de maior sucesso no país, depois do FC Bayern. O estádio do Borussia, o BVB Stadion (também conhecido como “Signal-Iduna-Park” e até 2005 “Westfalenstadion”), é a maior arena da República Federal e a segunda maior do continente. Somente o Camp Nou, sede do FC Barcelona, pode receber mais espectadores.
O BVB Stadion também é um dos estádios mais antigos da Alemanha que ainda está em funcionamento. Tudo deixa claro que a Dortmund Arena também será uma das sedes para a Eurocopa 2024. Presumivelmente, também serão disputados aqui importantes jogos da fase final. A atmosfera única da arena é um convite.
Fatos e dados sobre o BVB Stadion – Signal-Iduna-Park
🏟️ Capacidade: 61.524 lugares (para a EURO 2024, caso contrário: 81.365)
🎉 Inauguração: Abril de 1974
🏗️ Arquitetos: Hochbauamt Dortmund, Grupo de Planejamento Drathler GmbH
🏠 Equipe principal: Borussia Dortmund
💰 Custo: estimado em 200 milhões de euros com todas as fases de expansão
Todas as informações sobre o estádio da EURO 2024 em Dortmund
O estádio Dortmund foi originalmente construído para a Copa do Mundo de 1974. A cidade deu o sinal verde em 1971. Deveria ser construída uma arena que abrigaria 54.000 lugares. Para economizar dinheiro, foi encomendado um estádio de paletes pré-fabricadas. O custo na época era de 31,7 milhões de marcos – cerca de 16 milhões de euros. Em 2 de abril de 1974, a arena foi cerimoniosamente aberta com uma partida amistosa entre os arquirrivais Borussia Dortmund e FC Schalke 04.
O edifício original permaneceu no lugar por muito tempo. Isto significou que o Campeonato Europeu de 1988 não foi realizado em Dortmund. As primeiras reformas aconteceram em 1992. O estádio foi ampliado de 1995 a 1999 e de 2002 a 2003. A última renovação data de 2019. As ampliações fizeram de Dortmund um dos estádios para a Copa do Mundo de 2006 e lhe permitiram sediar a final da Copa da UEFA de 2001. Haverá mais algumas reformas antes do Campeonato Europeu de 2024.
>> Todas as Sedes da Eurocopa 2024.
Sistema fotovoltaico e WiFi
O BVB Stadion tem algumas características estruturais especiais. Por exemplo, existe um sistema fotovoltaico no telhado desde 2011. Ela está localizada acima do estande norte e tem a forma do logotipo do Borussia Dortmund. O sistema de iluminação de fuga consiste em luzes LED. Há também uma banda digital superior de suporte.
As duas telas LED de 48 metros quadrados operam no formato 16:9 para fornecer a imagem mais nítida possível. Desde 2008, existe também um museu do clube chamado “Borusseum”, que está localizado na arena. Desde 2013, os espectadores têm podido tirar proveito de WiFi gratuita no estádio.
Este é a Sede da EURO 2024 Dortmund
Sejamos justos: quando as pessoas falam das cidades mais bonitas da Alemanha, Dortmund tende a não receber uma menção. A metrópole no Ruhr é o lar de quase 600 mil pessoas e o símbolo de uma cidade da classe trabalhadora. A mineração foi praticada por um longo tempo. Isto é perceptível em Dortmund, um lugar de muitas fábricas, edifícios cheios de fuligem e empresas envolvidas na mineração de carvão.
No entanto, tudo começou realmente de maneira diferente. Dortmund é uma das mais antigas cidades alemãs. A cidade foi mencionada pela primeira vez no século IX. No século X, foi-lhe concedido o direito de comercialização. Durante muito tempo foi uma casa imperial clássica onde Frederick Barbarossa, por exemplo, realizou um dia de tribunal. No entanto, devido a outras grandes cidades nas proximidades, como Colônia, ela perdeu cada vez mais sua importância. No século XIX, começou a mineração de carvão e a produção de aço, que ainda hoje caracteriza a paisagem urbana.
Devido aos incêndios, aos trabalhos de reconstrução e às bombas da Segunda Guerra Mundial, praticamente nenhum prédio com mais de 80 anos de idade permanece como era antes. A maioria dos edifícios residenciais foi construída depois de 1960. No total, 105 ataques foram feitos em Dortmund sendo lançadas mais de 22.000 toneladas de bombas.
Noventa por cento do centro da cidade foi destruído. Edifícios como a antiga prefeitura, a antiga sinagoga, o antigo teatro e a estação ferroviária original só existem atualmente em fotos. É somente nos últimos anos que Dortmund tem tentado romper um pouco com sua imagem de metrópole industrial e, pelo menos, dar-lhe um toque mais cosmopolita.
Visitas e esportes na Sede da Euro 2024 Dortmund
Dificilmente se encontram mais edifícios históricos pelas razões acima mencionadas. Alguns pontos turísticos correspondentes são a antiga casa da cidade em Friedensplatz, o antigo escritório do porto, a Haus Schulte Witten e algumas igrejas. St. Marien, St. Petri e St. Urbanus, por exemplo, datam até da Idade Média, mas foram reconhecidamente renovadas várias vezes ao longo dos séculos.
Os pontos turísticos modernos incluem a Biblioteca Municipal e Estadual (em um complexo com a Torre IWO, Torre RWE e Torre Sparkasse), a sala de concertos e a Hansaplatz. Os fãs do esporte também devem visitar a Borsigplatz – onde a BVB celebra seus sucessos. Além da Borussia, Dortmund não tem muito a oferecer em termos de esporte. Afinal, é o lar da Sede da Associação Alemã de Handebol.
Há também centros de desempenho na cidade para as modalidades de tiro esportivo, dança no gelo e patinação artística. No entanto, tudo isso não tem a mesma importância que o futebol joga. A BVB tem mais de 155.000 membros. O número médio de espectadores por jogo é de quase 80.000. Dortmund tem assim, de longe, a média mais alta de espectadores de todos os clubes do continente – e isto em todas as competições.