Em alguns aspectos, Stuttgart é talvez até a cidade mais conhecida da Alemanha em todo o mundo. Pelo menos, é mais provável que a maioria dos estrangeiros conheça produtos da metrópole suábia quando se trata de coisas da Alemanha. Afinal, é também a sede da Daimler-Benz.
Qualquer pessoa que dirija um Mercedes tem assim uma conexão direta com Stuttgart. A própria cidade é caracterizada em grande parte pelo fabricante de automóveis. Ela proporciona a maioria dos empregos na metrópole e região. Ela também atua como patrocinadora de eventos culturais e esportivos.
Um dos exemplos mais conhecidos será o tema deste texto: O estádio que será uma das sedes para a Eurocopa 2024 é (quase naturalmente) chamado de Arena Stuttgart, ou Mercedes-Benz Arena, ou antigo Estádio Gottlieb Daimler. Na vida real, é a casa da VfB Stuttgart. Para a EURO 2024, o estádio será oficialmente chamado simplesmente de Arena Stuttgart.
Fatos e dados sobre o Arena Stuttgart em Stuttgart
🏟️ Capacidade: 50.998 lugares
🎉 Inauguração: Julho 1933
🏗️ Arquitetos: ‘asp’ Architekten Stuttgart (ultima atualização)
🏠 Equipe principal: VfB Stuttgart
💰 Custo: aprox. 250 milhões de euros
Todas as informações sobre o estádio da EURO 2024 em Stuttgart
A construção original foi realizada de 1929 a 1933. A antiga arena era destinada ao 15º Festival de Ginástica Alemã. Era para abrigar 35.000 espectadores e deveria ser chamado de Stuttgart Kampfbahn. No entanto, quando terminou, os nazistas estavam no poder e deram-lhe o nome do Führer do Reich. A instalação foi ampliada em duas etapas – em 1935, ela abrigava 70.000 espectadores.
Alguns anos depois, mais de 100.000 pessoas puderam assistir aos eventos no estádio. Em 1950, 103.000 pessoas também assistiram ao primeiro jogo internacional alemão da história do pós-guerra, que a República Federal jogou contra a Suíça. Em 1959, Stuttgart também sediou a final da Copa dos Clubes Campeões Europeus – 80.000 pessoas vieram para assistir a esta partida. Três anos depois, uma final da Copa dos Vencedores da Copa Européia foi realizada na Suábia.
Mas, enquanto isso, o estádio havia se dilapidado. Além disso, não havia mais interesse em instalações tão gigantescas, que ofereciam muito espaço, mas não eram confortáveis e de manutenção cara. Com a concessão da Copa do Mundo de 1974 à República Federal da Alemanha, foram, portanto, realizadas extensas reformas. A arena, que na época era chamada de Neckarstadion, foi significativamente reduzida em tamanho e modernizada de 1971 a 1973.
Diminuída e Arquibancada demolida
No processo, uma arquibancada foi completamente demolida. A capacidade caiu para 72.000 espectadores. Dois anos após a Copa do Mundo, o primeiro show ao ar livre em um estádio alemão foi realizado no Estádio Neckar. Fizeram as honras nada menos do que a banda Rolling Stones. Em 1988, os jogos do Campeonato Europeu aconteceram no Estádio Neckar.
Até 1990, houve pequenas reconstruções. Depois, porém, Stuttgart recebeu o Campeonato Mundial de Atletismo de 1993 e a Daimler-Benz se tornou patrocinadora. Notavelmente, a cidade decidiu voluntariamente dar à arena o nome da empresa. Originalmente, a empresa não queria fazer isso, pois tinha fornecido o dinheiro para as obras de construção sem quaisquer condições. Mas a empresa finalmente aceitou. As reformas posteriores deram à arena mais ou menos sua forma e capacidade atuais.
Modernização para a Copa do Mundo
Quando ficou claro que a Alemanha sediaria a Copa do Mundo de 2006, rapidamente ficou também evidente que um extenso trabalho de modernização teria que ser realizado no estádio. Estas ocorreram em duas fases de construção – de 1999 a 2003 e de 2004 a 2005, aumentando ligeiramente a capacidade para mais de 60.000 assentos.
Como o trabalho durou até 2005, Stuttgart não foi considerado como uma sede para a Copa da Confederação. A arena só foi autorizada a se apresentar no grande palco um ano depois na Copa do Mundo. Aqui, a Alemanha finalmente venceu a partida pelo terceiro lugar e assim garantiu a medalha de bronze.
Após o Campeonato Mundial, Stuttgart também seria a sede do Campeonato Europeu Sub-19 em 2016. Entretanto, era principalmente o atletismo que era um convidado frequente aqui com competições de alto nível. As finais mundiais foram realizadas na Arena Mercedes-Benz de 2006 a 2008. Mas não será até o Campeonato Europeu de 2024 que o grande palco voltará.
Esta é a Sede da EURO 2024 Stuttgart
Stuttgart tem cerca de 635.000 habitantes. Isto a torna a maior cidade de Baden-Württemberg e também a capital do estado do sudoeste federal. O nome da cidade é derivado da palavra alemã Middle Low para jardim de éguas. No passado, animais nobres eram mantidos e apresentados aqui. A coudelaria foi fundada já no século 10.
Antes disso, porém, já havia um assentamento romano na área da cidade atual. Isto surgiu no século XIII e foi fortemente promovido pelos Staufers, em particular. Stuttgart cresceu e prosperou e acabou até se tornando a capital do Reino de Württemberg. A região é considerada a pátria do liberalismo alemão.
Visões & Esportes na Sede da EURO 2024 Stuttgart
Ao lado da fábrica da Mercedes estão a Opernhaus, os Schauspielhaus, os Schlossgarten e o Teatro Palladium. A nova Galeria Estadual, o Museu Mercedes-Benz, o Museu Porsche e o Fruchtkasten em Schillerplatz também atraem convidados repetidamente.
Em termos de esporte, Stuttgart tem muito mais a oferecer além do futebol: Por exemplo, o boxe é frequentemente realizado no salão Hans Martin Schleyer. Há também um centro de esportes no gelo. Corridas de ciclismo bem conhecidas também são realizadas aqui regularmente.